twitter

Sete Fontes será epicentro de programa de comemorações do Dia Mundial da Água

Sete Fontes será epicentro de programa  de comemorações do Dia Mundial da Água
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 18 de março de 2024, às 17:03

O Dia Mundial da Água será celebrado com um programa de atividades no sábado, 23 de março

Este ano, o  Dia Mundial da Água será celebrado em Braga de forma diferente, com um programa de atividades cujo epicentro será, simbolicamente, o Parque das Sete Fontes, onde se encontra o ancestral sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga, uma obra hidráulica do século XVIII. As atividades unem a AGERE, a Associação Juvenil de Gualtar e a Associação JovemCoop, contando ainda com o apoio da Junta de  Freguesia de São Victor e da Câmara Municipal de Braga.

O programa, que hoje foi apresentado nas Sete Fontes, desenrolar-se-á no dia 23 de março, embora do Dia Mundial da Água se celebre no dia 22. Contudo, sendo o dia 23 um sábado, as iniciativas poderão assim alcançar um maior número de pessoas, incluindo crianças, que já se encontram em período de férias da Páscoa.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Morais, o evento insere-se num programa mais alargado de comemoração dos 25 anos da AGERE,  que incluirá a realização de alguns protocolos ainda esta sexta-feira. 

O grande objetivo desta iniciativa é  comemorar o Dia Mundial da Água, dando a conhecer aos participantes a História e a importância das Sete Fontes. O programa foi também concebido para sensibilizar e consciencializar crianças e adultos para a importância da água, enquanto recurso natural indispensável à vida, mas ainda assim esgotável, sendo por isso necessário preservá-lo para que esteja disponível para as próximas gerações.

Rui Morais vincou a importância das parcerias com a Associação Juvenil de Gualtar, a JovemCoop, a Junta de Freguesia de S. Victor e outras entidades, para salvaguardar as Sete Fontes, enquanto «espaço que é de todos»

O programa concebido para o dia será variado e incluirá tertúlias,  aulas de yoga, um ateliê de pintura,  visitas guiadas às mães de água e um ateliê de pintura.

Também o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, concentrou a sua mensagem na importância da água, dirigindo-se preferencialmente às crianças que ontem visitaram as Sete Fontes, no âmbito do “Executivo Júnior.

Ricardo Silva recordou a iniciativa “Abraço às Sete Fontes”, realizada em 2011, considerando que 13 anos depois desta ação que foi fundamerntal na defesa das Sete Fontes, é indispensável «continuar a dinamizar atividades que promovam não só a defesa da qualidade da água, mas que também promovam o conhecimento deste espaço verde».

Referindo-se em concreto ao programa para este dia 23 de março, Ricardo Silva afirmou que houve a preocupação de dar a conhecer o exterior, mas também o interior das minas, onde a água brota, e é possível melhor conhecer o ciclo da água.

Salientando que as Sete Fontes foram o último monumento nacional a ser classificado no território de Braga, em 2011, Ricardo Silva voltou a apelar à responsabilidade de o preservar e promover, fruto de um conjunto de sinergias.

Foi Miguel Soares, da Associação Juvenil de Gualtar, quem deu a conhecer mais ao pormenor o programa do dia 23 de março, que arranca às 9h30 com uma aula de yoga, seguindo-se, às às 10h30 a Escolinha de Teatro da Associação Juvenil de Gualtar e às 11h00 uma tertúlia com o presidente do Conselho de Administração da Agere, Rui Morais.

Pelas 14h30 decorrerá uma aula de pilates, e às 15h30 uma atividade da Casa da Ciência de Braga, terminando o dia termina com uma tertúlia.

Entre as 10h00 e as 16h00 decorrerá ainda uma visita guiada às sete Fontes, com a presença da mascote da Agere, Cristalina, e dos aguadeiros da empresa municipal.Ao longo do dia decorrerão atuações de tunas estudantis e um ateliê de pintura.

O Município de Braga foi representado por João Alcaide que enalteceu a iniciativa “Executivo Júnior”, da Junta de Freguesia de S. Victor, que considerou «fundamental para promover a participação cívica, que deve começar cada vez mais cedo».

Agradeceu também o desafio lançado pela Associação Juvenil de Gualtar para a comemoração do Dia Mundial da Água, considerando que o programa foi bem desenhado, incluindo atividades físicas e culturais, e voltou a salientar a importância de criar sinergias e parcerias não apenas para assinalar este dia, mas também para defender este património.