twitter

Jovem de Braga cria coleção com ajuda de impressoras 3D e ganha ModaLisboa

Jovem de Braga cria coleção com ajuda de impressoras 3D e ganha ModaLisboa
Fotografia DR e Divulgação

Redação

Publicado em 12 de março de 2024, às 12:32

Isza levou à passarelle um guarda-roupa de inspiração distópica

A designer de moda Ana Luísa Marinha, natural de Braga, foi destaque na ModaLisboa e venceu o concurso Sangue Novo. A micro-coleção da jovem de 23 anos garantiu um prémio de 4.000 euros e um mestrado em Florença.

Ana Luísa, conhecida como Isza, levou à passarelle um cenário apocalíptico, um guarda-roupa de inspiração distópica. A designer revelou que a maior parte da sua produção é feita com impressora 3D para criar texturas plásticas.

“Estive dois meses sem saber que caminho deveria seguir. Comecei a refletir sobre o que sou, o que quero enquanto marca, o que quero fazer diferente. Diria que 80% da colecção foi feita numa impressora e essa é uma parte de investigação que gosto muito na moda, mais tecnológica e de inovação", disse Isza à TimeOut.

Segundo o seu perfil no site da ModaLisboa, Ana Luísa Marinho encontrou no desenho e na arte uma forma de se expressar desde muito nova, quando as palavras não são suficientes para o fazer. Ao longo dos anos, tem percebido que a moda é um meio de conseguir aliar a arte ao corpo, fascinando-a pela capacidade de expressão imediata e impacto que pode causar.

A bracarense estudou Design de Moda na Modatex, no Porto, e agora vai poder partir para Florença, onde ganhou uma bolsa de 24 mil euros para um mestrado de gestão de moda no Instituto Europeu di Design.