twitter

Cruz Vermelha de Braga reedita campanha das casinhas para pessoas sem-abrigo

Cruz Vermelha de Braga reedita campanha das casinhas para pessoas sem-abrigo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de março de 2024, às 10:02

Angariação de fundos decorre até 30 de abril.

A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa decidiu reeditar a campanha das casinhas que tem por mote “Uma casa para as pessoas em situação de sem abrigo”.

Segundo fonte da organização da iniciativa, esta campanha tem por grande objetivo angariar fundos para apoiar a população em situação de sem abrigo. A mesma fonte adianta em comunicado que a campanha, que decorre até ao próximo dia 30 de abril, tem dois propósitos de grande importância.

Desde logo, sublinha, a campanha pretende contribuir para uma cada vez maior sensibilização da população para as pessoas em situação de sem-abrigo. Por outro lado, pretende-se também realiza a angariação de fundos que a sustentar as valências de apoio a estas pessoas, nomeadamente o CAT – Centro de Acolhimento Temporário. Em comunicado, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha explica que as “casinhas” têm o custo simbólico de 2 euros e todo o valor será canalizado para o apoio aos mais vulneráveis.

Neste momento, sublinha a instituição, a Delegação de Braga dá suporte, nas suas estruturas de emergência social, a cerca de cem utentes. «Pessoas que estão connosco 365 dias por ano», realça a mesma fonte.

Por outro lado, o número de pessoas em situação de sem abrigo em Braga é variável, mas tem andado sempre perto das 150 pessoas. «Só no ano passado, em 2023, o trabalho da Delegação de Braga apoiou 344 pessoas em situação de sem abrigo, sendo que destas 123 foram retiradas da situação de sem abrigo», refere a instituição no seu comunicado.

Ainda no que diz respeito a números, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa diz ter servido um total de 126.882 refeições em 2023, sendo que só a Cantina Social serviu 22.672 refeições. Na campanha das “casinhas” do ano passado foram angariados perto de cinco mil euros que serviram para custear o apoio a uma pessoa sem abrigo durante 143 dias. Este ano, o objetivo é conseguir o dobro desta verba. As “casinhas” podem ser adquiridas na sede, nas redes sociais, ou nas respostas da CVP.