A Comissão Social de Freguesia de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto vai intensificar as respostas integradas ao nível social para ir de encontro às dificuldades de grande complexidade e extensão que se apresentam hoje na comunidade. A decisão saiu da primeira reunião da Comissão, que decorreu no Espaço Multiusos do GNRation, onde foram apresentados os desafios que as instituições enfrentam e incentivadas as parcerias.
Foi também apresentado o SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) da União de Freguesias, que desde abril de 2023 está a cargo da Cruz Vermelha de Braga, acumulando com os serviços de RSI (Rendimento Social de Inserção).
O presidente da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, Miguel Pires, adiantou que na reunião marcou presença grande parte dos parceiros da Comissão, tendo estado no gnration cerca de 20 entidades que fazem parte do tecido social da freguesia.
«A Cruz Vermelha é hoje o “fiel” da balança em termos de ação social da freguesia, girando todas as instituições à volta disso», esclareceu Miguel Pires, evidenciando a riqueza e diversidade das instituições sociais da freguesia, com públicos diferentes.
O autarca considera que, «apesar das diversas instituições já se conhecerem, a reunião foi muito proveitosa para falarem sobre os novos desafios na freguesia e na cidade e as novas respostas que é preciso apresentar, incluindo bancos de ajudas técnicas e parcerias».