A nova edição do programa descentrar ruma no próximo sábado, dia 2 de março, a Celeirós. A jornada cultural arranca pelas 15h00 e conta com atividades para todos os públicos, como uma hora do conto, novo circo e música,
A programação inicia com a Hora do Conto “O Dia Em Que o Sol Brilhou”, de Catarina Mouta e Cristina Mouta, por Inácia Cruz. O evento, que se insere também nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, conta a história de José, um menino reguila que vivia na terra do Silêncio, apesar de todos os dias sentir uma vontade de falar e dar a sua opinião. A iniciativa é de entrada livre, mas com inscrição obrigatória através do Eventbrite. Já pelas 17h00, chega o espetáculo de novo circo “Monsieur O” de Sylvain Julien. O Sr. O é um homem pequeno com muita energia que, para superar a solidão, cria o seu próprio mundo com os seus hula hoops vermelhos, refere a sinopse partilhada pelo município de Braga. A partir das 19h00, a Junta de Freguesia de Celeirós acolhe o concerto “A Sul”, um projeto musical concebido por Cláudia Sul, também compositora e produtora das canções que integram a sua obra.
Depois de Celeirós, o Descentrar segue para Nogueiró, no dia 9 de março, e Arentim, no dia 16. Depois será a vez da freguesia de Escudeiros, a 6 de abril, e Mire de Tibães, a 20 de abril. A 4 de maio, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros e, em junho, o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8 em Lomar, dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. No dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e no dia 27 de julho para Nogueira. Depois de uma pausa, o Descentrar regressa a 21 de setembro a Adaúfe. Em outubro, o programa passa por Sequeira, no dia 12, e Espinho, no dia 26. Dia 2 de novembro, a cultura segue para Tebosa e, em dezembro, há descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.