twitter

«Somos orgulhosamente uma instituição de mãos estendidas» para ajudar quem precisa

«Somos orgulhosamente uma instituição de mãos estendidas» para ajudar quem precisa
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 23 de fevereiro de 2024, às 10:42

Referiu o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga nos 75 anos da instituição.

O presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga agradeceu esta quinta-feira a todos aqueles que têm ajudado a ajudar os mais necessitados ao longo de 75 anos.

«Somos, orgulhosamente uma instituição de mãos estendidas. Estendidas para pedir ajuda em nome dos que mais precisam; estendidas para partilhar o que somos e temos com os mais desfavorecidos das nossas comunidades; estendidas para acolher e cuidar de todos os que depositam na nossa ajuda a esperança de dias mais risonhos; estendidas para prestar contas com transparência e construir caminhos em rede e comunidade», disse João Nogueira. O presidente garantiu que, olhando para o passado, a Cáritas de Braga encontra conforto para encarar o futuro.

Ausente por razões de agenda, o Arcebispo Metropolita, não só se fez representar pelo Cónego Avelino Amorim, como também enviou uma mensagem em vídeo. Para D. José Cordeiro, a Cáritas Arquidiocesana de Braga «é um rosto decisivo da caridade nesta Arquidiocese». «Que possa continuar a ser essa escuta ativa e construtiva para o maior bem de todos, de um modo especial dos que mais precisam, dos mais pobres, dos migrantes, daqueles que ninguém liga», desejou o prelado. Para o Cónego Avelino Amorim a Cáritas «é muito mais que uma instituição, é o motor da caridade». «A Cáritas tem este significado de ser o coração da nossa missão solidária, da nossa vida da caridade, é uma marca distintiva da nossa fé cristã», acrescentou o sacerdote, que considerou ainda que 75 anos são sinal de maturidade.

A presidente da Cáritas Portuguesa sustentou, por sua vez, que Braga é um «belíssimo exemplo» das coisas que esta instituição nacional concretiza. A responsável nacional destacou a importância da Cáritas «de estar onde não existe quem faça». «Encontramos sempre soluções diferentes para coisas diferentes», frisou Rita Valadas.

A vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo disse estar presente para, em nome do município, dizer «obrigado». A autarca reconheceu o trabalho e manifestou disponibilidade para continuar a colaboração.