twitter

Ciência anima crianças internadas

Ciência anima crianças internadas
Fotografia Diana Carvalho

Publicado em 23 de fevereiro de 2024, às 10:55

Missão Nerd alegrou crianças da Pedriatria do Hospital de Braga.

A Pediatria do Hospital de Braga acolheu, na manhã desta quinta-feira mais uma Missão NERD. A iniciativa, promovida por investigadores voluntários do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), procura descomplicar a ciência às crianças que estão internadas no serviço.

Almerinda Barroso, diretora do serviço defende que «qualquer projeto de animação numa pediatria é sempre importante. Este projeto é particularmente importante porque é uma atividade que promove a divulgação da ciência».

A responsável do projeto, Elisabete Fernandes, e as investigadoras voluntárias conduziram a manhã animada com diversas atividades científicas simples e acessíveis para os mais novos e para os pais presentes, desde explicação das cores, à reação química do bicarbonato de sódio e do vinagre, à magia de trespassar um balão sem o furar. «A presença de atividades acaba por abtrair as crianças da situação da doença e para além disso ocupar-lhes também um bocado o tempo, acabam por estar um bocadinho ligados a sociedade», afirma José Miguel Ferreira, pai de um dos meninos internados na unidade hospitalar.

A missão NERD é uma atividade de cariz solidário e de voluntariado dentro do INL, que tem como mote a descomplicação da ciência, mostrando como a mesma está presente no nosso dia a dia. «A ideia é aproximar os cientistas da sociedade e descomplicar a ciência, transformando-a numa linguagem simples. Quando descomplicamos conceitos complexos abrimos a janela da curiosidade e da troca de ideias, que é algo muito bonito de se ver acontecer», acrescentou Elisabete Fernandes.

O projeto ‘Missão NERD’ surgiu em 2017, no INL, com o objetivo de humanizar o conhecimento, provando que a ciência está presente em todo o lado, no quotidiano de cada um. A instituição hospitalar de Braga foi o primeiro parceiro oficial da Missão.