twitter

AD aponta problemas à saúde em Braga

Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2024, às 11:32

Hugo Soares diz que é preciso resolver atrasos nas consultas.

A candidatura da Aliança Democrática (AD) à Assembleia da República cumpriu ontem um périplo por unidades de saúde do distrito. No Hospital de Braga, o cabeça de lista da AD, Hugo Soares, partilhou as preocupações crescentes face ao agravamento das condições de acesso dos cidadãos ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).

«Temos urgentemente de mudar, de forma segura e tranquila, para resolver os problemas e salvar o Serviço Nacional de Saúde», concluiu o líder da candidatura distrital da AD, à saída de uma reunião com responsáveis da recentemente criada ULS-Unidade de Saúde Local de Braga.

Hugo Soares sublinhou a necessidade prioritária de «resolver os atrasos nas consultas, nas cirurgias e na medicina familiar», mostrando ainda uma preocupação especial com as mães que, no momento de dar à luz, ainda encontram o serviço de urgências de obstetrícia fechado.

Embora manifestando «alguma esperança» de que a situação de caos na saúde possa ser revertida, Hugo Soares não deixou de alertar para os efeitos do diagnóstico crítico sobre o atual estado do setor, como comprovam os mais diversos indicadores.

A «incapacidade do Ministério da Saúde em recrutar e reter mais médicos» e a insatisfação dos profissionais de saúde – gerando greves sucessivas – estão na origem de alguns dos problemas, assim como “os constrangimentos e as dificuldades provocadas pelo Ministério das Finanças, «que tudo quer controlar».

Hugo Soares repudiou mais «a falta de investimento público do governo PS» no hospital público de Braga.