O preço do estacionamento nos parques subterrâneos concessionados pela Câmara Municipal de Braga à empresa “BragaParques” registou em 2024 um forte aumento, com a concessionária dos parques da Praça da República, da Praça Conde de Agrolongo e da Praça da Justiça a fazer atualizações em linha com a inflação dos últimos 10 anos.
A revelação é feita em duas propostas que a concessionária dos parques apresenta à reunião de amanhã, dia 19 de setembro, da Câmara Municipal de Braga. Mas apesar de a proposta deixar claro que «submete-se, à consideração do Executivo Municipal, [a] proposta de atualização do tarifário dos Parques de Estacionamento da Avenida Central, Campo da Vinha e Sotto Mayor», a empresa “Braga Parques” faz saber nos documentos que acompanham a proposta que os tarifários já se encontram em vigor, desde o dia 1 de fevereiro.
Na proposta, a empresa alega que o último aumento de preços no prque do Campo da Vinha ocorreu em 2012 e que nos parques da Avenida Central e da Quinta Sotto Mayor (Praça da Justiça) as últimas atualizações foram feitas em 2013. «É objetivo que as atualizações sejam inferiores ao Índice de Preço do Consumidor, que entre janeiro de 2013 e outubro de 2023 é de 20,4 por cento», refere a proposta da BragaParques, acrescentando que «procurou-se, na medida do possível, uma homogeização dos preços praticados no regime de rotação nos vários parques, em particular no período noturno, com vantagem para o utente».
O custo de 15 minutos nos parque da Avenida Central dispara para 40 cêntimos, durante todo o período diurno, ou sejam entre as 08h00 e as 20h00, o que eleva o preço por hora para 1,60 euros. No período diurno não há qualquer desconto, pelo que quem estacionar durante das 12 horas do dia paga mais de 19 euros de estacionamento.
No Campo da Vinha, o preço por cada 15 minutos também aumenta para 40 cêntimos, mas o preço por hora fica em 1,5 euros. Já o custo da segunda hora fica em 1,30 euros, revela o novo tarifário, que aplica o custo de 40 euros aos dois primeiros quartos de hora no parque de Sotto Mayor. Uma hora neste parque custa 1,40 euros.