Em 2023, a Braval recolheu 18.345 toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência da Braval (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), mais 95 toneladas do que em 2022, um aumento de 0,5%.
Foram recolhidas 7.270 toneladas de embalagens de vidro, menos 229 toneladas do que em 2022, um decréscimo de 3,1%.
No Papel/Cartão, fora recolhidas 8.158 toneladas e 2.916 de embalagens de Plástico e Metal, encaminhados para a estação de triagem, gerando mais 324 toneladas, um aumento de 3%.
A recolha de óleos alimentares usados, diminuiu 1,6%, foram recolhidos 63.960 litros, menos 1.067 litros relativamente a 2022, podendo ser explicado pelo aumento do custo do óleo alimentar.
Nos contentores instalados nos cemitérios foram recolhidas 139,4 toneladas de círios e velas, mais 1 tonelada do que em 2022, um aumento de 0,8%.
Foram recolhidas 133 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, mais 4 toneladas do que em 2022, uma aumento de 3,3%.
Foram recolhidas 5,4 toneladas de Pilhas e Acumuladores, menos 37,2% do que no ano anterior.
Relativamente aos pneus usados, foram entregues 92 toneladas, resultando num total de 2.171 toneladas de pneus usados.
A valorização energética do biogás produzido no aterro sanitário e na Central de Valorização Orgânica permitiu a introdução de 3.878 MWh de energia na Rede Elétrica Nacional.
Apesar de 2023 ter sido um ano positivo no âmbito da reciclagem, contabiliza-se no total 20.630 toneladas de resíduos, mais 225 toneladas, ainda que insuficiente para o cumprimento das metas.
A Braval felicita a população que tem contribuído para estes resultados, aqueles que separam os seus resíduos, colocando-os nos ecopontos, contribuindo para a preservação ambiental do nosso planeta, relembrado que quanto mais resíduos forem separados para reciclagem, menor será a TGR (Taxa de Gestão de Resíduos) devida pelos municípios, relativamente aos resíduos recolhidos indiferenciadamente e que é entregue ao Estado. O valor da TGR é atualmente de 30€ por tonelada", pode ler-se no comunicado.
Ainda assim, a quantidade de resíduos indiferenciados, depositada no Ecoparque Braval, diminuiu 95 toneladas, cerca de 0,3%, num total de 108.932 toneladas.
Destas, cerca de 40% são resíduos recicláveis, ou seja, mais de 43 mil toneladas, que ficam sujeitas ao pagamento de TGR por não terem sido separados na origem, um valor que ultrapassa 1 milhão de euros.