A Santa Casa da Misericórdia acolheu este sábado à tarde a exposição de pintura “Children of God”, da autoria do pintor David Fernandes. A mostra, que marca o início da atividade cultural de 2024 da Misericórdia de Braga, foi inaugurada pelas 16h00, no Palácio do Raio, onde vai ficar patente até ao dia 2 de março.
A exposição “Children of God” conta com 12 quadros que ilustram diferentes vivências das várias crianças de todo o mundo, bem como vários elementos interativos, para ajudar a apelar à introspeção e à conexão com a criança interior de cada visitante.
David Fernandes explicou ao DM que a exposição já nasceu «há alguns anos». «Eu comecei a pintá-la em 2021, na altura dos confinamentos, e os quadros foram nascendo individualmente, mas sempre com esta ligação à criança», referiu o pintor. «Nós queremos, com a exposição, aceder à criança interior de cada um, através das crianças, através dos sons, dos cheiros e das várias sensações. Tudo isso é uma envolvência para que possamos aceder a essa criança interior», acrescentou.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, referiu a importância da exposição por mostrar «a inocência das crianças, que no mundo atual são as que mais sofrem, e a necessidade de olharmos para estes problemas e os enfrentarmos de frente». «Esta exposição é também uma jornada sensorial que, como refere o autor, pretende despertar os sentidos de cada um de nós, fazendo-nos olhar não só para o nosso passado, mas também para o nosso futuro e para a necessidade de protegermos e cultivarmos as gerações futuras, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna», concluiu.