Foi hoje inaugurado o Parque Canino da Azenha, um espaço que vem dar resposta às necessidades de muitos proprietários de cães residentes na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães e que constitui mais um complemento à política de bem-estar animal do Município de Braga, que envolve outras iniciativas, como o programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), o socorro animal, a criação do programa “Escola Amiga dos Animais”, o regulamento do bem-estar animal ou a criação da figura do provedor animal.
Situado na Rua da Igreja Velha, junto ao Pavilhão Desportivo de Lamaçães, num terreno público, propriedade da União de Freguesias, o novo espaço, embora inserido numa área habitacional, situa-se numa zona mais resguardada, próxima da ribeira, de modo a não ameaçar o sossego e tranquilidade pública, e permitindo em simultâneo o convívio entre animais em liberdade.
Tratando-se d eum espaço público foi necessário proceder à limpeza, vedação, instalação de um pontilhão sobre o ribeiro e colocação de alguns equipamentos destinados aos animais e aos donos, num esforço partilhado entre a Junta de Freguesia e o Município de Braga, que atribuiu para o efeito um subsídio na ordem dos 6 mil euros.
O presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, José Pinto de Matos, revelou ao Diário do Minho que a concretização deste projeto era um anseio da autarquia local, tendo sido pensada logo no início do mandato.
«Aqui há muitas vivendas e os animais ainda vão tendo um pouco de espaço, mas nos prédios a zona livre circunscreve-se às varandas e aos passeios e portanto para o bem-estar animal e das próprias pessoas era fundamental termos um espaço onde pudessem em liberdade circular», adiantou, acrescentando que foram instaladas também mesas para os proprietários se sentarem, lerem o seu livro e conversar.
O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga vincou que, nos últimos anos tem havido, da parte do Município, um grande investimento na política animal através de várias vertentes.
«Diria que, a nível de parques caninos, somos a cidade do país que mais parques caninos tem, pois com este ficamos com sete na cidade. Tem que haver uma vontade da Junta de Freguesia nesse sentido e aquilo que o Município faz quando é abordado nesse sentido é analizar o pedido em termos de localização e partilha de responsabilidades», afirmou.
O vereador do Ambiente recordou que os animais proporcionam a sociabilização entre as pessoas, sendo muitos os vizinhos que se conhecem através dos animais e que se organizam para momentos de lazer em conjunto.
Um dos projetos futuros passa pela realização de ações de formação no Parque Canino da Azenha, sendo que, durante a manhã de ontem, foi já realizada, no âmbito da inauguração, uma sessão de treino canino, pela treinadora Rita Garrido.
Na inauguração marcou também presença a provedora animal do Município de Braga, Filomena Costa, que salientou a importância da existência destes espaços na cidade.
«Estes espaços são muito importantes para os animais estarem e socializarem em liberdade e sem trela. A Câmara tem dado pronta resposta a estas necessidades, pelo que a Provedoria tem outro tipo de solicitações, sobretudo relacionadas com a existência de animais errantes, que tentamos ajudar a solucionar».