A ADICA – Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim vai lançar nos próximos 30 dias a primeira pedra da sua Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), um investimento de 3,1 milhões de euros.
O equipamento será construído num terreno da Associação, na Rua do Assento, junto à piscina e escola EB1, e terá capacidade para acolher 39 utentes e prestar apoio domiciliário a outros 30, disse, ontem, o presidente da Direção, Manuel Pinto, na assinatura do contrato de empreitada com a construtora, na sede da ADICA.
A obra tem um prazo de execução de 14 meses, pela que se não houver imponderáveis a ERPI deverá ficar pronta antes do final do primeiro semestre de 2025. O projeto é financiado em cerca de 1,2 milhões de euros pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0).
Segundo Manuel Pinto, a obra estava orçada em 1,7 milhões, mas com os aumentos dos valores dos materiais, mão de obra e da inflação o preço “disparou” para 3 milhões 173 mil euros. «Para nosso mal, assim aconteceu, mas não podemos olhar para trás, temos que avançar porque esta obra está a fazer muita falta e é um sonho de há muitos anos», assinalou.
A vereadora da Educação e Coesão Social da Câmara de Braga, Carla Sepúlveda, que esteve presente na sessão, realçou a importância deste equipamento social para o reforço das respostas às populações mais envelhecidas, num concelho onde tem crescido a população com mais idade. «Esta ERPI vem trazer alguma resposta, não será de todo a suficiente, mas pelo menos, é mais um equipamento que vem trazer conforto às populações», disse a autarca.
Esta ERPI vai acolher idosos de Arentim e também de freguesias vizinhas. «Há respostas à volta, mas não são suficientes», disse o presidente da Direção da ADICA.
Paulo Ferreira, administrador do grupo ABB, afiançou que a ERPI será construída «com gosto e qualidade».
Presentemente, a ADICA funciona com três respostas sociais: Serviço de Apoio Domiciliário e ATL, com acordo de cooperação com a Segurança Social, e Componente de Apoio à Família, protocolada com a Junta de Freguesia. Presta ainda, sem acordo, transporte para consultas/fisioterapia.