twitter

Obra do Lar de Idosos em Arentim deve iniciar dentro de um mês

Obra do Lar de Idosos em Arentim deve iniciar dentro de um mês
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 27 de janeiro de 2024, às 10:48

ADICA quer abrir equipamento no próximo ano.

A ADICA – Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim vai lançar nos próximos 30 dias a primeira pedra da sua Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), um investimento de 3,1 milhões de euros.

O equipamento será construído num terreno da Associação, na Rua do Assento, junto à piscina e escola EB1, e terá capacidade para acolher 39 utentes e prestar apoio domiciliário a outros 30, disse, ontem, o presidente da Direção, Manuel Pinto, na assinatura do contrato de empreitada com a construtora, na sede da ADICA.

A obra tem um prazo de execução de 14 meses, pela que se não houver imponderáveis a ERPI deverá ficar pronta antes do final do primeiro semestre de 2025. O projeto é financiado em cerca de 1,2 milhões de euros pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0).

Segundo Manuel Pinto, a obra estava orçada em 1,7 milhões, mas com os aumentos dos valores dos materiais, mão de obra e da inflação o preço “disparou” para 3 milhões 173 mil euros. «Para nosso mal, assim aconteceu, mas não podemos olhar para trás, temos que avançar porque esta obra está a fazer muita falta e é um sonho de há muitos anos», assinalou.

A vereadora da Educação e Coesão Social da Câmara de Braga, Carla Sepúlveda, que esteve presente na sessão, realçou a importância deste equipamento social para o reforço das respostas às populações mais envelhecidas, num concelho onde tem crescido a população com mais idade. «Esta ERPI vem trazer alguma resposta, não será de todo a suficiente, mas pelo menos, é mais um equipamento que vem trazer conforto às populações», disse a autarca.

Esta ERPI vai acolher idosos de Arentim e também de freguesias vizinhas. «Há respostas à volta, mas não são suficientes», disse o presidente da Direção da ADICA.

Paulo Ferreira, administrador do grupo ABB, afiançou que a ERPI será construída «com gosto e qualidade».

Presentemente, a ADICA funciona com três respostas sociais: Serviço de Apoio Domiciliário e ATL, com acordo de cooperação com a Segurança Social, e Componente de Apoio à Família, protocolada com a Junta de Freguesia. Presta ainda, sem acordo, transporte para consultas/fisioterapia.