O presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB) acredita que nesta edição dos “Amigos do Café” o retorno económico poderá atingir os cem mil euros para os participantes, numa altura do ano em que o encaixe financeiro neste setor não costuma ser muito forte. A ideia foi vincada ontem na apresentação de mais uma edição de “Amigos de Café”, que vai decorrer no mês de fevereiro. «Este é um evento que gira à volta do café, uma bebida social, que junta os amigos», disse. Nesta edição salientou, participam 23 estabelecimentos que vão apresentar menus de pequeno almoço e de “brunch”, uma refeição que substitui o pequeno-almoço e o almoço combinando produtos que são servidos em ambas as refeições. «São 18 menus de pequeno-almoço e 12 menus de “brunch”. Os menus de pequeno-almoço com um preço de três euros, e os menus de “brunch” com valores diferenciados porque são ofertas também diversificadas», explicou.
O presidente da AEB sublinhou que esta é uma iniciativa que visa dinamizar o setor da cafetaria numa altura em que tradicionalmente se regista menos afluência de pessoas aos estabelecimentos, prevendo-se que possa gerar um impacto económico de cerca de cem mil euros. «Teremos aqui, certamente, muitas propostas saudáveis, outras bastante gulosas, e fica o convite a todos para que visitem estes parceiros e provem estas iguarias», salientou.
Em representação da Câmara de Braga, António Barroso frisou que esta iniciativa, que já vai na 9.ª edição, tem várias dinâmicas que são de sublinhar. Segundo sustentou, desde logo, nestas nove edições, os estabelecimentos souberam evoluir na apresentação das suas propostas e de novos produtos. «Hoje em dia é indiscutível e incontornável em Braga encontrarmos o “brunch”, algo que há DM uns anos era difícil encontrar ou que só se via nos hotéis. Hoje é algo em que os empresários apostam muito e vai ao encontro daquilo que o consumidor pede», disse. Por outro lado, salientou ainda António Barroso, o “Amigos do Café” tem a vertente de levar as pessoas à descoberta de novos espaços ou de espaços que estão renovados.
«Esta vertente de trabalhar o território da Associação Empresarial de Braga também permite esta dinâmica mais regional na notoriedade que dá aos espaços e que nos leva à descoberta», sustentou. Depois, acrescentou, há ainda o que denominou de “efeito âncora” que esta iniciativa pode gerar. «É o efeito das pessoas virem tomar o café, ou virem tomar o pequeno almoço ou o “brunch”, ou estarem juntas, e depois irem ao comércio pela cidade. Há aqui uma vertente, não só da população mais local e mais próxima, mas também de promoção de atratividade ao território que importa reter», disse. O diretor-geral da AEB, por sua vez, lembrou que esta iniciativa pretende valorizar um setor de ati