A EB 2,3 de Palmeira, em Braga, acolheu ontem uma “Ação ambiental na Escola”, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, que a escola de Palmeira faz parte. Na sessão, tanto os responsáveis da Casa da Ciência de Braga como Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga; Margarida Antonieta Silva, diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, incentivaram os alunos não só a promoverem ações de sensibilização ambiental, através de reportagens, vídeos, ou escritos, mas também fazerem reciclagem em casa.
Entre os temas propostos, a EB 2,3 de Palmeiras escolheu “Jornalismo Ambiental – Programa Jovens Repórteres para o Ambiente”, em que os alunos vão debater a importância do jornalismo ambiental, o rigor na comunicação da ciência, entre outros aspetos. Vítor Martins, da Casa da Ciência de Braga, explicou que os alunos podem apresentar escrever artigos, fotorreportagem, fotocampanha, entre outras formas. Altino Bessa enalteceu a dimensão do Município de Braga nos trabalhos apresentados no âmbito das Eco-Escolas.
Segundo o vereador, Braga teve 75 trabalhos, e o segundo, Lisboa, teve 27. A expetativa da Câmara de Braga a realizar entre 25 a 30 sessões, envolvendo cerca de 1000 alunos. Uma das mensagens fortes deixada pelo vereador da Câmara de Braga foi a questão da reciclagem, lembrando que só no ano passado, 140 mil toneladas de lixo foram para o aterro, quando deveriam ser transformados em outro material, se fossem reciclados. O autarca reforçou que a reciclagem é uma responsabilidade que está ao alcance de todos e depende cada um.