twitter

Quinta Pedagógica celebra 20 anos com mais de meio milhão de visitantes

Quinta Pedagógica celebra 20 anos com mais de meio milhão de visitantes
Fotografia Diana Carvalho

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 23 de janeiro de 2024, às 09:08

A requalificação da ribeira de Crasto é um dos planos do município para ajudar a tornar a Quinta Pedagógica mais atrativa.

A Quinta Pedagógica de Braga completou esta segunda-feira 20 anos e aproveitou para celebrar o marco de mais de meio milhão de visitantes que atingiu neste período, para o qual contou com o «número mágico» de 50 mil visitantes em 2023.

A Quinta Pedagógica de Braga completou ontem 20 anos de existência e celebrou a data com uma cerimónia que contou com a presença de um público alargado. O momento decorreu durante a tarde, no Centro de Educação Ambiental, o mais recente espaço da Quinta.

«Foi um investimento muito positivo com o qual nos deparámos quando assumimos funções no município, mas que temos procurado vir a engrandecer, dinamizar e tornar cada vez mais atrativo», referiu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, no balanço destes 20 anos.

50 mil e meio milhão foram os números que marcaram esta celebração dos 20 anos. 50 mil visitantes conquistados no ano de 2023, que contabilizam para um total de mais de meio milhão de visitas desde a inauguração, em 2004.

Este «número mágico» foi destacado pelo vereador do Ambiente e Proteção Civil do município bracarense, Altino Bessa, na sua intervenção. «Os números foram sempre em crescendo e temos que manter e, quem cá estiver daqui a dez anos, com certeza irá dizer que, em dez anos, passou pela quinta meio milhão de pessoas», referiu o responsável.

A responsável da Quinta Pedagógica, Natália Costa, disse acreditar que o futuro do espaço «é risonho». «O futuro é de crescimento, é saber receber os grupos com a qualidade de sempre, diversificar as atividades e manter um crescimento sustentado e adequado aos meios e equipamento que temos», concluiu.

Requalificação da ribeira de Crasto deve ajudar a dinamizar ainda mais

A requalificação da ribeira de Crasto e zona envolvente são um dos planos do município para ajudar a tornar a Quinta Pedagógica mais atrativa. Ricardo Rio, explica que esta intervenção deverá requalificar a área, bem como criar uma ciclovia. 

«Estamos a falar de um investimento muito considerável que está a ser concretizado e que vai arrancar agora», adiantou, acrescentando que a requalificação vai «criar um novo eixo de desenvolvimento e interação com a natureza nesta envolvente».