O dstgroup conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de “Top Employer 2024”, naquele que é considerado o mais importante certificação internacional no âmbito das melhores práticas de Recursos Humanos (RH) a nível mundial. Na prática, este galardão reconhece a empresa bracarense como uma das melhores empresas para se trabalhar. Em comunicado enviado ao Diário do Minho, o dstgroup refere que o certificado foi atribuído pelo TOP Employers Institute, entidade internacional que avalia e audita as melhores práticas de RH nas organizações de todo o mundo, tendo por base a “HR Best practices survey”. Uma distinção que deixou os responsáveis naturalmente satisfeitos.
«O Mundo do trabalho mudou! No dstgroup a estratégia de gestão de pessoas assenta na necessidade de antecipar tendências e/ou criar novas tendências no mercado de trabalho. A identificação dos trabalhadores com as práticas e políticas das empresas é cada vez mais ponderada e valorizada no momento de atrair ou reter um talento e, cientes disto, investimos cada vez na busca de conhecimento, conhecimento este que traz inovação, que alimenta a diferenciação e, por fim, retém valor, o nosso maior valor, os nossos trabalhadores» afirmou José Machado, diretor dos RH do stgroup. Na nota de imprensa, a empresa bracarense especifica que o programa de certificação do prestigiado Instituto holandês é desenvolvido a partir de uma metodologia global, que contempla seis dimensões de RH, divididas em 20 subtópicos. O dstgroup foi avaliado em categorias como Estratégia de Pessoas, Desempenho ou Diversidade e Inclusão, «tendo ficado acima da média mundial em critérios como Aquisição de talento, Estratégia de Negócio, Ambiente de Trabalho, Liderança e Employer Branding.
Queremos mudar o mundo do trabalho
O dstgroup explica porque é que faz o que faz. «A certificação pelo Top Employers Institute é a garantia de que o caminho percorrido será sempre comparado com as melhores práticas internacionais. O vanguardismo e maturidade dos nossos clientes exige cada vez mais de nós. O cardápio de questões levantadas pela certificação exige reflexão constante, obrigando-nos a acrescentar novas camadas de conhecimento a cada processo, a enriquecer a proposta de valor a oferecer aos nossos trabalhadores e a somar, anualmente, novas ofertas no leque de benefícios». E deu o exemplo da inauguração, em 2023, de uma nova biblioteca, um novo restaurante gerido por um famoso chef, uma sala de pintura com aulas em horário laboral, uma sala de amamentação, um cabeleireiro, uma sala de jogos arcade, a creche e o ginásio que ganharão forma neste ano de 2024. «Por que o fazemos? Porque queremos mudar o mundo do trabalho», explica o responsável dos RH. O texto de imprensa lembra que o programa certificou e deu visibilidade a mais de 2.300 empresas de 121 países/regiões dos cinco continentes. Sublinha ainda que, em Portugal, apenas 48 cumprem os requisitos mínimos, sendo o dstgroup o único na sua área de negócio que conta com esta certificação.