A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Centro Regional de Braga vai organizar, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro o V Congresso Internacional de Pedagogia – “Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão”. A iniciativa pretende constituir um espaço de reflexão, assim como de partilha de ideias e de experiências, capazes de contribuírem para um aprofundamento dos caminhos conducentes a uma sociedade mais pacífica e harmoniosa.
Este congresso contará com a intervenção do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, no dia 20 de janeiro, e com as conferências plenárias do juiz conselheiro Laborinho Lúcio (18 de janeiro), de Guilherme D’Oliveira Martins (19 de janeiro) e de Izaskun Sáez de la Fuente, da Universidad de Deus to (20 de janeiro).
Marcada por fortes conflitos militares, sociais, religiosos e políticos e, ainda, pela crescente onda de migrantes e refugiados, a atual conjuntura exige um pensamento profundo relativamente ao papel motriz da educação para o entendimento e da boa relação entre pessoas e povos. Esta dimensão implica, pelo menos, os três grandes vetores que constituem as linhas de força deste congresso: a memória, a verdade e o perdão.
O congresso tem como principais destinatários académicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares e todos os interessados na temática da Educação e Cultura de Paz.
Conferências plenárias
A conferência plenária de Laborinho Lúcio – “Direitos Humanos, Convivência e Caminho para a Paz” decorrerá amanhã, dia 18, ao passo que a de Guilherme D’Oliveira Martins, da Fundação Clouste Gulbenkian, intitulada “Escola e Cidadania Ativa” terá lugar a 19 de janeiro. Por fim, Izaskun Sáez de la Fuente (Universidad de Deusto) falará sobre o tema “Contribuiciones de los Diálogos entre Historia y Memoria a la Reconciliación”, no dia 20 de janeiro.
A reflexão far-se-á a partir de três painéis (‘O Dever da Memória’; ‘A Abertura à Verdade’; ‘O Caminho do Perdão’) e de múltiplas comunicações de autores nacionais e internacionais das áreas da filosofia, teologia, direito, política, entre outras.
D. José Cordeiro integra painel sobre o caminho do perdão
O congresso vai dividir-se em três paineis plenários: “Educação e Cultura de paz: o dever da memória”; “Educação e Cultura de paz: a abertura à verdade” e “Educação e Cultura de paz: o caminho do perdão”.
O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro é um dos oradores ilustres que marcará presença neste V Congresso internacional de Pedagogia, integrando o painel 3. Educação e Cultura de Paz: O Caminho do Perdão, que terá lugar no último dia do congresso, no dia 20 de janeiro.
Nesse último dia intervirão Florita Telo (Universidade Católica de Angola) e o general João Vieira Borges. No primeiro dia do evento, dia 18 de janeiro, realiza-se o painel “Educação e Cultura de Paz: O Dever da Memória”, com intervenções de Alicia Cabezudo (Universidade de Rosario, Argentina); Gonçalo Castro Fonseca (Centro de S. Cirilo); Pedro Neto (AI-PT) e Vanessa Cavalcanti (UFBA).
No segundo dia, 19 de janeiro, o painel trazido a público intitula-se “Educação e Cultura de Paz: A Abertura à Verdade” e contará com os oradores Maria Emanuel Almeida (Universidade Aberta ); Pedro Patto (Comissão Nacional de Justiça e Paz) e Rosa Monteiro (UC).