twitter

Câmara de Braga vai atribuir 670 mil euros a projetos promovidos pela sociedade civil

Câmara de Braga vai atribuir 670 mil euros a projetos promovidos pela sociedade civil
Fotografia Avelino Lima

Joaquim Martins Fernandes

Jornalista

Publicado em 07 de janeiro de 2024, às 10:08

O pacote financeiro vai ser votado na reunião de vereação esta segunda-feira.

A Câmara Municipal de Braga vai financiar a execução de nove projetos assumidos por várias instituições e associações do concelho. Os investimentos a realizar foram validados pelos bracarenses, no âmbito da última edição do Orçamento Participativo.

Qualquer coisa como 670 mil 616 euros. É quanto a Câmara Municipal de Braga se propõe transferir para um conjunto de nove instituições e associações do concelho, que viram os seus projetos de investimento serem validados na votação final da última edição do Orçamento Participativo Geral e do Orçamento Participativo Jovem “Tu Decides!”.

A proposta que a gestão de Ricardo Rio apresenta à reunião de vereação de amanhã propõe a atribuição de 85 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Oliveira São Pedro, verba que se destina à concretização do projeto “Espaço de Aprendizagem Intergeracional”. O projeto “Uma Capela para Tod@s”, da Confraria de Nossa Senhora da Graça, tem garantido um apoio financeiro de 84 mil 389, enquanto que o projeto “De Pequenino... Se Protege o Pepino”, da responsabilidade do Centro Social da Paróquia de Ferreiros, vai ter um apoio financeiro de 85 mil euros. O mesmo montante vai ser atribuído ao projeto “Sequeira Digital”, que é promovido pela Fábrica da Igreja Paroquial de Sequeira.

Já o projeto de “Requalificação da Capela de Nossa Senhora das Neves e de São Gonçalo”, assumido pela Fábrica da Igreja Paroquial do Divino Salvador de Arentim, vai receber 77 mil 411 euros; o “Projeto Fronteira”, da Fábrica da Igreja Paroquial de Priscos, vai ser contemplado com 85 mil, enquanto que o projeto “Obras de Recuperação do Interior do Edifício da Igreja Paroquial de Santa Maria de Aveleda”, apresentado pela Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Aveleda, tem um financiamento de 83 mil 940 euros. 

Ainda no âmbito do Orçamento Participativo Geral, será feita uma transferência de 59 mil 876 euros para a Junta de Freguesia de Tebosa, a título de financiamento ao projeto “Espaço das Associações”, que também foi um dos validados em sede de votação final. 

Já no âmbito do Orçamento Participativo Jovem “Tu Decides!”, os vereadores da autarquia bracarense são chamados a votar a atribuição de um apoio financeiro no valor de 25 mil euros à Associação Cidade Curiosa, financiamento que visa a concretização do projeto intitulado “Animais Abandonados: O lado sombrio da cidade!”.