twitter

ULS de Braga recebe 137 médicos internos para formação geral e específica

ULS de Braga recebe 137 médicos internos para formação geral e específica
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de janeiro de 2024, às 10:27

Para 2024 foram fixadas 2400 vagas para o internato médico.

A Unidade Local de Saúde de Braga recebeu 137 médicos internos, para formação geral e específica, numa cerimónia que decorreu ontem, no auditório principal do Hospital de Braga. A cerimónia reúne médicos dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.

A diretora clínica do Hospital de Braga, Paula Vaz Marques, expressou a sua satisfação com o crescimento do corpo clínico da instituição. «A partir de hoje, recebemos 71 Médicos para formação específica e 66 Médicos para formação geral, que vão integrar mais de 30 especialidades na ULS de Braga. Inicia-se, assim, uma etapa importante na formação médica, que contribuirá, significativamente, para o futuro da Unidade Local de Saúde de Braga», referiu. Paula Vaz Marques reiterou o empenho em manter a instituição como um dos locais de formação de eleição para os jovens médicos».

O diretor do Internato Médico, Luís Basto, e o diretor adjunto do Internato Médico, Narciso Oliveira, reforçaram a disponibilidade do Internato para apoiar, diariamente, estes jovens médicos, esperando que as suas expetativas sejam correspondidas.

O internato médico corresponde a um processo de formação médica, teórica e prática, compreendendo duas vertentes, a formação geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a atribuição do correspondente grau de especialista.