A requalificação da Avenida da Liberdade, a intervenção na Piscina da Ponte e o concurso para requalificar o Media Arts Centre – S. Geraldo são alguns dos grandes desafios que a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto aponta para 2024. Com um orçamento global de 513 721,66 euros, que representa um aumento de 6,14% relativamente a 2023, a autarquia local definiu dez eixos de atuação para o novo ano, mas quer a comunidade preparada para estes e para outros desafios, designadamente a melhoria das condições de habitabilidade e valorização do sítio dos Galos e das condições de habitação no Bairro Nogueira da Silva e no Complexo Habitacional do Picoto.
O aumento do preço das habitações, a integração de cidadãos imigrantes e o combate à exclusão; a promoção de projetos culturais dirigidos a necessidades específicas e a limpeza do Rio Este, com respetiva proposta de renaturalização, são outros dos desafios que a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto elenca para o novo ano.
O presidente da Junta da União de Freguesias, Miguel Pires, explica que embora as obras referidas não sejam da responsabilidade da autarquia local, tem havido um acompanhamento diário e em estreita ligação com o Município, de forma reduzir os constrangimentos para os moradores.
«Na última assembleia já apresentei alguns esclarecimentos sobre as obras na Avenida e o que a Junta de Freguesia tem feito em prol dos moradores e em algumas situações particulares, algumas que foram já resolvidas diretamente pelo Município e outras em que a Câmara Municipal conta com a Junta de Freguesia e é para isso que nós lá estamos», afirmou, acrescentando que «foi também apresentado o ponto da situação sobre o andamento das obras, e o porquê de alguns atrasos devido às condições meteorológicas e alterações de rotas, que vêm causando impactos negativos nos moradores, situações a que os técnicos do Município se têm sido muito receptivos».
Segundo Miguel Pires, relativamente à obra da Piscina da Ponte, o prazo resvalou um pouco, mas não estão previstas dificuldades no que respeita à abertura da piscina na próxima época balnear.
No primeiro semestre do ano será também lançado o concurso para requalificar o S. Geraldo, estando igualmente previsto o reforço estrutural do Edifício do Pé Alado, onde se encontra instalada a sede da União de Freguesias.
«Há uma parte do edifício que precisa de um reforço estrutural, nomeadamente a parte mais interior, da qual não podemos usufruir porque necessita de uma intervenção que o Município já assegurou que será realizada este ano», revelou.
Galos é uma das zonas mais peculiares da cidade
Miguel Pires realça que, ao longo de 203, foi possível realizar, em parceria com associações, roteiros pela zona dos Galos e serão, este ano, realizadas eco-visitas ao Picoto, Camélias e Parque da Ponte, os três pontos de interesse natural na freguesia.
O presidente da junta realça que «como foi já tornado público pelo vereador da Habitação, João Rodrigues, há algumas habitações na zona dos Galos que vão ser adquiridas pelo Município ,no âmbito do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação,e que vão permitir o impulsionar de uma nova vida para aquela área».
«Há muito tempo que nós temos ambição de recuperar os Galos, enquanto zona citadina e pitoresca, completamente única em termos urbanísticos. Finalmente conseguimos encontrar assim um contexto positivo e pensamos que tudo virá atrás deste investimento-âncora», argumentou.
O autarca espera que o investimento na reabilitação das habitações por parte do Município, com consequente entrega aos usufrutários, possa gerar uma requalificação integral da zona e quiçá, fazer dos Galos uma zona de interesse turístico e usufruto por parte dos bracarenses.
Fruto desta requalificação poderá haverá um maior interesse por parte de quem passeia na ecovia, e eventualmente poderão ser promovidas mais visitas aos dois moinhos ainda existentes naquela zona, que se encontram ainda em ótimas condições, atraindo escolas e outras instituições.
Em 2024 a União de Freguesias dará também particular atenção aos Bairros Nogueira da Silva, Complexo Habitacional do Picoto, Imaculada Conceição e Pinheiro da Gregória, solicitando das entidades responsáveis a adoção de medidas para o aumento da qualidade de vida dos respetivos moradores nos aspetos da segurança, limpeza, rede viária e iluminação pública.