twitter

Câmara de Braga cancela décima edição do concurso de bandas filarmónicas

Câmara de Braga cancela décima edição do concurso de bandas filarmónicas
Fotografia

Publicado em 24 de dezembro de 2023, às 15:01

Pouca adesão ditou o cancelamento.

A Câmara de Braga decidiu cancelar a décima edição do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga. As inscrições estiveram abertas até 15 de outubro, mas pelo facto de haver poucas bandas interessadas em participar no certame, a autarquia decidiu cancelar a iniciativa e começar a repensar o seu formato.

O presidente da Câmara de Braga, responsável pelo pelouro da Cultura, revelou ao Diário do Minho que o X Concurso Bandas Filarmónicas de Braga, que se devia realizar nos dias 20 e 21 de janeiro, foi cancelado.

«Nós, já na última edição tínhamos sentido alguma perda de adesão de bandas concorrentes. Nós chegámos a ter mais de uma dezena de bandas e, nos últimos anos, esse interesse decaiu um pouco e, portanto, este ano, quando começámos a preparar uma nova edição, verificámos que teríamos ainda menos adesão e deixaria de fazer sentido aquela abordagem mais competitiva que tivemos nas edições anteriores», disse Ricardo Rio ao Diário do Minho.

Assim, salientou, «em articulação com os nossos parceiros, acabámos por optar por não promover o concurso no seu formato tradicional».

Agora, em cima da mesa está a possibilidade da realização de uma outra iniciativa, de outro cariz, que possa justificar o regresso a Braga de muitas das bandas que participaram neste certame que já ia celebrar a sua décima edição e que o presidente da Câmara reconhece terem «um trabalho muito interessante» e serem «uma marca importante do ponto de vista da nossa identidade».

Ricardo Rio revelou ainda que já falou com a Associação de Festas de São João de Braga, uma vez que havia uma conexão entre o concurso de bandas e este certame, cujo prémio era a presença e a atuação nestas festas. «Considerou-se que isto daria até mais liberdade à própria associação poder vir a escolher quem é que participava em cada uma das edições, daí que se tenha optado por cancelar este evento», disse o autarca.

Recorde-se que o X Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga estava marcado para o fim de semana de 20 e 21 de janeiro, no Altice Forum Braga. Nesta edição, as peças obrigatórias para as bandas a concurso era “Arco da Porta Nova”, de João Malha, para a secção com um máximo de 85 músicos, e “Eguzkilore”, de Andrés Alvarez, para a secção com um máximo de 65 músicos. Para Ricardo Rio, um dos motivos que terá levado a menor interesse em participar por parte das bandas filarmónicas terá sido, precisamente, a obrigatoriedade de tocar um tema escolhido pela organização. «Por ventura, este formato de concurso não será tão atrativo para as próprias bandas», disse, defendendo um modelo em que tenham mais liberdade.