A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) comemora amanhã 19 anos de vida e celebra um trabalho consistente e altamente marcado pelo serviço à cultura e pela abertura à comunidade. Apostada em diversos eixos de ação, desde a promoção da leitura ao combate à iliteracia, passando pela inclusão e acessibilidade do conhecimento e pela promoção de novos autores, a BLCS conquistou em 2023, um novo reconhecimento por parte da sociedade, expresso em prémios e distinções atribuídos por várias entidades e que assim contribuem para consolidar o prestígio de uma biblioteca que promete continuar o seu trabalho meritório. «É um dia especial para nós porque assinala 19 anos de um projeto sempre a crescer dentro da comunidade», adiantou a diretora da BLCS, Aida Alves, acrescentando que o ano de 2023 foi especialmente «gratificante» pelo reconhecimento do trabalho com a atribuição de prémios , em particular o trabalho feito ao nível da Rede de Bibliotecas de Braga através do Prémio Ler +».
Aida Alves esclarece que o prémio surge da candidatura que a BLCS, em representação da Rede, apresentou ao Plano Nacional de Leitura, e onde foi evidenciado todo o trabalho de cooperação que tem vindo a levar a cabo em parceria com as bibliotecas escolares, a Casa do Professor, as bibliotecas das Juntas de Freguesia e outros parceiros locais. «Trabalhámos em rede nos mais diversos domínios, como práticas de promoção de livros e autores e dinâmicas de atração à leitura, formando novos leitores ou amadurecendo hábitos de leitura», contou, sublinhando que «foi muito gratificante ver este trabalho publicamente reconhecido através da atribuição do Prémio Ler +, porque demonstra todo um esforço na consolidação de um programa para o desenvolvimento de diferentes eixos de ação». Entre outras distinções, este ano a BLCS recebeu do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) o prémio de Marca Empregadora Inclusiva – Menção Excelência, depois de em 2021 ter sido já distinguida com o Prémio Acesso Cultura, na categoria “Acesso Físico”. «Este ano voltámos a apresentar a nossa candidatura e vimos reconhecida, pela segunda vez, a máxima inclusiva de excelência a nível nacional. Fizemos internamente uma primeira avaliação da nossa organização e prestação de serviços não só para os colaboradores, mas também para a comunidade em geral e acabámos por ser reconhecidos pela segunda vez em 2023 como Marca Entidade Empregadora Inclusiva de Excelência, a par de grandes grupos como o El Corte Inglês e o Pingo Doce, um reconhecimento que nos deixa muito orgulhoso», afirmou.
Distinguida com outros prémios a nível nacional e regional, a BLCS continua a trabalhar as parcerias, consolidando a sua ação, e tem atualmente 23 protocolos assinados com instituições ligadas à docência e à saúde, incluindo o Instituto Confúcio, o Hospital de Braga, e o ACES Braga, no âmbito da promoção do livro “A Ler + dá Saúde” – em Unidades de Saúde Familiar e Hospitais.