twitter

Câmara de Braga coloca em discussão pública regulamento de gestão do arvoredo

Câmara de Braga coloca em discussão pública regulamento de gestão do arvoredo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2023, às 16:11

Sugestões podem ser enviadas até 30 de janeiro.

O Projeto do Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano e dos Espaços Verdes do Município de Braga está em consulta pública, de forma a recolher sugestões da população para serem incorporadas no documento.

Segundo fonte do município, este regulamento tem o principal objetivo de proteger a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas associados, principalmente no que respeita às árvores de grande porte, elementos fundamentais na saúde pública e na qualidade de vida. A mesma fonte sublinha que o documento reforça as competências da autarquia na proteção ambiental e das árvores, define a estratégia municipal para o arvoredo urbano, identificando os ciclos de manutenção e as normas técnicas para a implantação e manutenção do arvoredo.

O projeto inclui, ainda as regras técnicas e operacionais específicas para a preservação, conservação e fomento do arvoredo urbano e virá a conter, nos termos da referida legislação, inventário municipal, com listagem e planta de localização das árvores classificadas de interesse público e de interesse municipal existentes no território.

A Câmara de Braga salienta que o regulamento tem como objetivo criar um quadro de atuação que promova e sistematize as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo, bem como assegurar uma utilização correta e uma conservação adequada dos parques, jardins e espaços verdes do concelho. O documento apresenta uma forte preocupação de atender à realidade ambiental, económica e cultural do concelho de Braga, e pretende proteger, conservar e melhorar o arvoredo urbano existente, promover boas práticas de gestão do arvoredo urbano público, a biodiversidade, desenvolvendo ações de educação ambiental para sensibilizar os cidadãos, acrescenta. As observações e sugestões deverão ser formalizadas por escrito em documento próprio disponível, podendo ser remetidas para o endereço electrónico codigoregulamentar@cm-braga.