A pequena aldeia de Urjal, em Amares, com apenas 24 habitantes, prepara-se para ser “invadida” por milhares de pessoas durante este fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro, para o que se perspetiva que seja a melhor Urjalândia de sempre, quer em termos de afluência como de programa. O vinho quente com maçã porta da loja e as sopas são as novidades ao nível da gastronomia, que se juntam à inauguração do baloiço do Urjal, que proporcionará uma vista para os vales do Cávado e do Homem.
As atividades radicais, que vão desde o “slide” ao arborismo, assim como passeios a cavalo, jogos tradicionais, exposição de presépios, ilusionismo, concertos musicais, teatro e concertinas fazem parte de um vasto programa. Já no Espaço Ciência haverá oficinas e atividades de Biologia. Destaque, ainda, para o mercado de produtos locais onde os moradores dão a conhecer e comercializam o que de melhor se faz no território. Fumeiro, broa de milho, cabaças, bolo-rei de laranja, vinho quente com maçã porta da loja e sopas confecionadas com produtos locais prometem conquistar com os seus sabores únicos e inesquecíveis e, em simultâneo, fazer viajar pelo passado.
Por tudo isto, o presidente da Câmara Municipal de Amares não tem dúvidas de que esta «aposta forte» é o caminho a ser trilhado rumo à dinamização deste território, quem sabe atraindo novos habitantes, combatendo-se, assim, a desertificação. «Vamos continuar este percurso dando condições para que quem cá vem aprecie a beleza do território e que quem cá vive e trabalha possa recolher, neste fim de semana, um sustento que os ajude a viver com qualidade», disse Manuel Moreira, esta manhã, na apresentação do evento.