A Câmara Municipal de Braga vai transferir cerca de 500 mil euros para obras em diversas freguesias do concelho. As verbas, atribuídas sob a forma de apoios diretos e contratos interadministrativos de delegação de competências, vão ser votadas na terça-feira, 28 de novembro, em sede de Reunião de Executivo.
No que se refere aos apoios diretos, a autarquia vai atribuir um total de 253 478 euros. A maior fatia, no valor de 81 756 euros, vai para União de Freguesias de Arentim e Cunha, para apoiar a requalificação do polidesportivo de Cunha. À Junta de Freguesia de Padim da Graça vai ser atribuído um apoio de 31 383 euros, para a realização de diversas intervenções na freguesia. A União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião vai receber 46 570 euros para a requalificação do polidesportivo de Cabreiros e 5 363 euros para apoiar os projetos de repavimentação da Calçada do Souto e da reabilitação do polidesportivo. Já a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro vai receber 43 961 euros, verba que se destina a apoiar a requalificação dos balneários do campo de jogos de Vimieiro.
Ainda no que se refere aos apoios diretos, a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras vai receber 1 105 euros para trabalhos de limpeza da rua do Calvário e a União de Freguesias de Lomar e Arcos vai receber 11 070 euros para apoiar os honorários do projeto de ampliação do cemitério de Arcos. A União de Freguesias de Crespos e Pousada vai receber um apoio de 20 023 euros para apoiar a empreitada da rua da Escola, em Crespos. Por fim, a União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos vai receber um apoio de 22 247 euros, verba que se destina aos projetos de requalificação do adro da igreja de Merelim S. Pedro e de requalificação e alargamento da Rua António José Ribeiro.
Quanto aos contratos interadministrativos de delegação de competências, o Executivo Municipal analisa a transferência de 85 257 euros para a União de Freguesias de Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães, 17 885 euros para a Junta de Priscos, como reforço para os trabalhos complementares de alargamento e pavimentação da rua do Moinho, 27 500 euros para Morreira e Trandeiras, para os honorários do projeto de requalificação da Rua das Carvalhas, em Trandeiras, e 21 762 euros para Nogueiró e Tenões, para reconstrução do muro de suporte da Rua da Calçada, em Tenões.
Para a União de Freguesias de Arentim e Cunha vai ser transferido o valor de 15 185 euros como reforço de verba para o alargamento e requalificação da Rua Calçada da Pessa. Escudeiros e Penso (St Estêvão e S. Vicente) recebem 30 088 euros, para obras de reparação na escola de Escudeiros, e a Junta de Freguesia de Ruílhe 9 402 euros, para a requalificação da Calçada da Lama Negra. Já para a União de Freguesias de Crespos e Pousada vão ser transferidos 7 992 euros, para a requalificação do muro de pedra na Rua da Bouça, em Pousada.
Da ordem de trabalhos da próxima reunião do Executivo Municipal fazem ainda parte as propostas de atribuição de um apoio de 15 mil euros à Associação Virar a Página e 2 250 euros à ABRAÇO - Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA.