twitter

Mercadona abre terceira loja em Real e passa a doar bens à Cáritas de Braga

Mercadona abre terceira loja em Real e passa a doar bens à Cáritas de Braga galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 16 de novembro de 2023, às 16:39

Novo espaço comercial acaba de criar mais 75 postos de trabalho, que, no total das três lojas existentes no concelho, rondam os 300.

Abriu hoje ao público a terceira loja Mercadona em Braga, esta situada na freguesia de Real. Para além da criação de 75 postos de trabalho - que poderão ascender para uma centena se necessário - que privilegiam os residentes daquela zona, a marca mantém vincada a sua política de responsabilidade social, tendo estabelecido um protocolo com a Cáritas Arquidiocesana de Braga tendo em vista a doação de bens alimentares, apoio esse que se poderá estender a outras instituições locais, ajudando as famílias mais carenciadas. 


Ainda a nova loja não tinha aberto as portas e já havia uma fila de pessoas que aguardavam para entrar. Uma situação que superou as expetativas dos responsáveis e que, segundo Sofia Cardoso, diretora regional de Relações Externas Zona Norte de Portugal, é um bom prenúncio. «É sinal que as pessoas reconhecem os nossos produtos e a nossa qualidade», disse, salientando que, com este novo espaço, a Mercadona estará «ainda mais perto» dos seus clientes.


Em representação da Câmara Municipal de Braga marcou presença, na inauguração, a vice-presidente Sameiro Araújo, que ressalvou a «mais-valia» de ter mais um espaço Mercadona em Braga, que passa a ser a terceira cidade do país com mais lojas desta marca, empregando no concelho um total de 300 pessoas.
«Mais uma loja diz muito da vitalidade da cidade, uma cidade em crescimento constante. É algo que vemos com bons olhos porque são postos de trabalho que se criam no concelho, com preferência por pessoas destas freguesias vizinhas», começou por referir.


Sameiro Araújo salientou igualmente como vantajosa a aposta desta unidade nos produtores locais e a sua política de responsabilidade social nas comunidades onde está inserida. Como exemplo, deu nota do facto de esta loja ter permitido recuperar um celeiro datado do século XVIII que estava no terreno de construção - a chamada Quinta de Santa Bárbara -  e que foi recentemente trasladado para a Quinta Pedagógica de Braga, funcionando hoje como Centro de Educação Ambiental. 

A nova loja em Real vem juntar-se às de Lamaçães e de Nogueira a funcionar, respetivamente, desde 2019 e 2022. No distrito de Braga, a Mercadona conta com sete lojas. Em todo o país, são 48. Este novo supermercado dispõe de uma área de vendas de 1.800 m2, divididos entre diversas secções, e um espaço para refeições. O compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica fica patente na existência de dois lugares de estacionamento destinados exclusivamente ao carregamento de veículos elétricos e à colocação de 466 painéis solares.


A Mercadona de Real surge no seguimento do plano de expansão da empresa em território nacional e, em concreto, nos municípios onde já existem lojas, como é o caso de Braga. Segundo Sofia Cardoso, o reforço de lojas na zona Norte é «para continuar», estando a ser estudado o território nesse sentido.