twitter

Associações e entidades da região divulgaram projetos de voluntariado

Associações e entidades da região divulgaram projetos de voluntariado
Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 16 de novembro de 2023, às 08:55

No âmbito dos programas “Agora Nós” e do voluntariado jovem para a natureza e florestas

Um total de 20 entidades e associações que, ao longo deste ano, desenvolveram e colaboraram em várias ações de voluntariado promovidas pelo IPDJ, no âmbito dos Programas “Agora Nós” e do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, deram ontem a conhecer os seus projetos a um júri que, no final, distinguiu dez (cinco públicos: autarquias ou Juntas de Freguesia) e cinco privados (IPSS, associações ou clubes). O júri contou com elementos da Pista Mágica – Escola de Voluntariado, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Cruz Vermelha Portuguesa e os selecionados vão representar a região na final que decorre a 5 de dezembro, em Lisboa. À margem da sessão regional de boas práticas do Programa de Voluntariado Jovem, o diretor regional do IPDJ, Vítor Dias, explicou que os temas abarcados nos projetos foram abrangentes, mas focaram sobretudo a temática da proteção da floresta e do meio ambiente, e a área social. «Por isso o júri é tão abrangente», salientou.

 Mas esta sessão não visou apenas dar a conhecer boas práticas neste campo do voluntariado, mas também «valorizar o trabalho voluntário que é feito ao longo do ano nas organizações e pelos próprios jovens», o qual tem sido meritório, com impacto positivo nos territórios. Como exemplo, Vítor Dias referiu que, segundo os dados divulgados, «onde estão jovens voluntários na floresta há menos deflagrações».

 A isto junta-se a sensibilização que é feita junto da população. Fazendo um balanço dos projetos de voluntariado realizados este ano, o diretor regional considerou que tudo «correu muito bem». «Só no Programa de VoluntariadoJovem para a Natureza e Florestas houve mais de três mil voluntários a nível nacional e quase três centenas de projetos, o que de facto é extraordinário», referiu. O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes.