twitter

GNR e PSP fazem buscas em Braga relacionadas com animais de companhia e alegada falsidade de documentos

Fotografia Pexels

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de novembro de 2023, às 09:38

Buscas têm especial incidência em Braga, Lisboa e Vila Real. Há buscas da PSP na residência oficial do primeiro-ministro.

A GNR está a realizar hoje de manhã buscas a nível nacional, com especial incidência em Braga, Lisboa e Vila Real, relacionadas com animais de companhia e a suspeita de falsidade informática e de documentos, segundo a guarda. Segundo avança o Público, estão a ser também efetuadas buscas da PSP na residência oficial de António Costa e ministérios do Ambiente e Infra-estruturas por causa dos projectos de exploração do lítio em Montalegre.

Fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse à agência Lusa, cerca das 9h00, que está a ser dado cumprimento a mais de 40 mandados de busca. Já o Público adianta as buscas da PSP na residência oficial do primeiro-ministro e nos ministérios do Ambiente e Infra-estruturas. Foram já detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo do primeiro-ministro, Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas.

As buscas que estão a decorrer na residência oficial de António Costa visam ainda outro gabinete além do de Vítor Escária. Estão também a ser alvo de buscas e serão constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infra-estruturas, João Galamba, assim como o antigo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.