twitter

Conferência Anual do PNL debate Literacia Mediática em Braga

Conferência Anual do PNL debate Literacia Mediática em Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de novembro de 2023, às 12:31

Evento integrado no Festival Literário Utopia decorre no Theatro Circo

A realização do Festival Literário Utopia, em Braga, foi o pretexto ideal para a Conferência Anual do Plano Nacional de Leitura trazer até à Cidade Bracarense a temática “Finalidades da Leitura, Literacia Mediática”, com um programa repleto de convidados, especialistas na área da comunicação e da literacia.

O evento que, pela primeira vez, se realiza em dois dias e em dois locais diferentes do país, Lisboa e Braga, decorre esta Quinta-feira, 2 de Novembro, no Theatro Circo, abordando os conhecimentos essenciais para a interpretação do que se lê, problematizando a forma como se distingue factos de opiniões.

Na abertura da Conferência, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou a importância da descentralização do evento, que “pela primeira vez se estendeu para fora de Lisboa e veio até à cidade de Braga”, o que é um “testemunho do compromisso nacional que temos com a leitura”.

A Conferência do PNL insere-se “num contexto muito especial, que é o nascimento de um importante e ambicioso Festival Literário, o Utopia”, explicou Ricardo Rio, afirmando que “o Utopia é o reiterar de um compromisso que a cidade de Braga, através dos seus múltiplos agentes, tem tido com o estímulo da leitura, do livro e da valorização dos autores”.

“Braga tem um histórico vastíssimo de ligação à leitura, não só pela realização da Feira do Livro, durante décadas, mas também pela parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, na atribuição de vários prémios literários, pelo trabalho desenvolvido pelos vários agentes da sociedade civil e pelo reconhecimento das nossas bibliotecas na abordagem inovadora e criativa que fazem da leitura”.

Neste âmbito, Ricardo Rio felicitou a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva pelo Prémio Ler+ 2023, na categoria Sociedade Civil, com o projecto “Braga a Ler+: Rede de Bibliotecas de Braga”.

Também a Comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, deu os parabéns à BLCS pelo reconhecimento atribuído, no inicio desta semana, em Lisboa. A responsável salientou que “na primeira vez que o PNL descentraliza a realização da sua Conferência Anual, fá-lo em Braga, o que é representativo do trabalho desenvolvido na cidade em prol da leitura”. Regina Duarte afirmou que “Braga é uma Cidade Leitora”.

A Literacia Mediática vai estar na ordem do dia, sendo que durante a manhã, Martim Puchner, apresentou a “Importância das Narrativas”, Carlos Coelho, falou sobre “Ler imagens”, e José Pedro Serra abordou “O essencial sobre retórica”.

A tarde conta com uma entrevista colectiva com a participação de três alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante que questionam jornalistas sobre práticas, acesso e metodologias, numa sessão intitulada “Como se faz jornalismo”. Estão presentes Sofia Branco (Lusa); Ricardo Esteves Ribeiro (Fumaça), Carlos Daniel (RTP) e Paula Borges (RTP África).

Segue-se a sessão participada de “Factos vs Opiniões”, com Paulo Pena (fact cheking); Nuno André Ferreira (fotojornalismo); David Pontes (decisões editoriais) e moderação de Carlos Daniel.

O encerramento da iniciativa está a cargo do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.