Neste final do “Outubro Rosa”, o Hospital de Braga dedicou o dia de ontem à consciencialização para a prevenção do cancro da mama.
O programa começou, pela manhã, com uma formação/workshop dedicada à prevenção do cancro da mama direcionada para os profissionais de saúde. «É muito importante os profissionais estarem informados para poderem disseminar essa informação e a importância da prevenção do cancro da mama», referiu a enfermeira Margarida Leite.
Durante a tarde, realizou-se a Oficina de Estética, mais uma das várias iniciativas promovidas pelo Hospital de Braga associada ao “Outubro Rosa”, que surgiu há 13 anos, e é representada atualmente pela COOPEDOFORMA – Cooperativa de Solidariedade Social e Educação.
A iniciativa incluiu um workshop sobre maquilhagem, com dicas que pretendem ajudar a elevar a autoestima das mulheres e a fazer com que se sintam mais seguras. «As variáveis psicológicas e psicossociais têm influência muito grande no processo de recuperação (…) É evidente que ninguém se vai curar só porque se maquilha, mas nós sabemos que uma autoestima positiva, um estilo de cooping confrontativo ativo tem repercussões positivas naquele que é o processo de reabilitação e recuperação», explicou Benedita Aguiar, mentora da iniciativa.
Com plateia composta, a moda também esteve representada, com a presença da estilista Ana Sousa, que apresentou diversas formas de aplicar o turbante, sempre com foco em elevar a autoestima às doentes oncológicas. «A nossa autoestima melhora a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar, e o objetivo foi partilhar também este conhecimento nestas áreas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das utentes», afirmou a enfermeira Margarida Leite.