twitter

“EUropa no Centro” quer aproximar os cidadãos do Parlamento Europeu

“EUropa no Centro” quer aproximar os cidadãos do Parlamento Europeu
Fotografia DR

Publicado em 28 de outubro de 2023, às 10:39

Isabel Estrada Carvalhais quer dismistificar a linguagem bruxelense

O ciclo “EUropa no centro”, iniciativa promovida pelo gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Associação dos Centros Comerciais em Portugal, chegou ontem ao Braga Parque. Esteve presente a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais, que faz parte do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democrata e que, em declarações ao Diário do Minho,  afirmou ser de grande importância este tipo de atividade para que os cidadãos se aproximem mais da realidade europeia.

 «Eu acho que é mesmo muito importante esta iniciativa, porque as pessoas tendem a ver a Europa no sentido figurado, como algo muito distante, uma bolha, um jargão muito próprio, algo um bocadinho impenetrável. E é importante desmistificar e, portanto, aproximar e trazer as questões europeias para junto das pessoas. No fundo, tentar descomplicar dentro do possível aquilo que é a linguagem bruxelense» referiu a professora. Este é um formato que procura aproximar os portugueses do Parlamento Europeu e fazer com que tenham consciência de que há uma presença forte da União Europeia naquilo que é o dia a dia da sociedade.

 Além disto, a oradora afirmou ainda que o pretendido é contribuir para que as pessoas conheçam melhor quem são os eurodeputados que os representam, os temas em agenda e o impacto que têm em Portugal e nas suas vidas.

Com funções na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e na Comissão das Pescas, a eurodeputada finaliza dizendo que isto é necessário para que, a 9 de junho, as pessoas votem. Este ciclo de conversas com eurodeputados portugueses, em centros comerciais de várias cidades do país, acontece desde março e terminará  em 2024, no mês de fevereiro.