twitter

AEB lança Guias Fidalguinho para promover o que Braga tem de melhor

AEB lança Guias Fidalguinho para promover o que Braga tem de melhor
Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de outubro de 2023, às 09:17

Guias são destinados a turistas e aos residentes no concelho.

A Associação Empresarial de Braga (AEB) apresentou ontem os cinco Guias Fidalguinho, para promover o que Braga tem de melhor, não só junto dos turistas, mas também junto da população residente.

O Fidalguinho, personagem inspirado no doce títpico bracarense vai ser o anfitrião de Braga e o cicerone nos guias de apoio aos turistas, de serviços, das lojas com história, gastronómico e, por fim, dos vinhos. Estes cinco guias vão estar disponíveis de forma gratuita a partir de 2024 no Posto de Turismo de Braga e nos agentes de turismo. Para além do formato físico, os guias vão estar também disponíveis na internet, com website e uma aplicação própria, com textos, nesta primeira fase, em português e em inglês.Assim, a Associação Empresarial de Braga pretende colocar à disposição dos turistas e dos bracarenses novos materiais de apoio à descoberta da cidade.

Segundo o presidente a AEB, com estes guias pretende-se «criar novos conteúdos e materiais promocionais sobre Braga mais ligados às atividades económicas, reforçando por esta via a nossa oferta comercial, turística e cultural». «Deste modo estamos a criar e a transmitir aos bracarenses e a quem nos visita mensagens e histórias inesquecíveis da nossa cidade, com finalidade de reforçar a nossa identidade e o que nos distingue face a outras cidades e destinos», acrescentou Daniel Vilaça na apresentação dos guias que decorreu no Posto de Turismo de Braga, no âmbito da Semana do Turismo.

O diretor-geral da AEB salientou, por sua vez, que um dos propósitos dos guias é evitar que suceda em Braga o que já acontece noutras cidades onde o turismo ganhou uma expressão significativa, em que o comércio se tornou muito padronizado. «A autenticidade é para nós uma dimensão absolutamente crucial e, felizmente, Braga tem ótimos e excelentes exemplos de comércio quer mais tradicional, quer de novos conceitos e inovador. Eu acho que é deste “mix” que se faz o segredo do sucesso das atividades económicas e do comércio em particular de Braga», disse Rui Marques. Ainda segundo o diretor-geral, estes roteiros pretendem recomendar a quem nos visita e aos próprios bracarenses residentes aquilo que de melhor Braga tem para oferecer, do ponto de vista das atividades económicas e do turismo.

Por fim, o adjunto do presidente da Câmara de Braga começou por sublinhar o bem trabalho em rede entre a autarquia e a AEB, sendo já um exemplo, não só para os outros municípios, mas também para os empresários. Para António Barroso, estes guias têm várias vertentes a salientar. a primeira é, desde logo o aproveitamento de um doce típico e identitário da cidade. Depois, acrescentou, os guias vão mostrar o que há de melhor não só aos turistas, mas também aos bracarenses.