twitter

Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro reforça pedido de apoio da sociedade

Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro reforça pedido de apoio da sociedade
Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 23 de outubro de 2023, às 09:20

As atividades do Outubro Rosa prosseguem no dia 25, com conferência sobre os direitos dos doentes, nos biscainhos e corrida, dia 29

A Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro realizou ontem, no Espaço Vita, o “Concerto Rosa Solidário”, um dos mais importantes eventos do Outubro Rosa. O sub-coordenador da delegação faz um balanço positivo das ações deste mês e reforça o pedido de apoio da sociedade, quer em voluntários quer em verbas para que a delegação continue a fervilhar de dinamismo para ajudar os que precisam. 

O concerto, com o apoio do Município de Braga e de alguns dos mais importantes músicos de Braga, foi presenciado por mais de 350 pessoas. Tratou-se do Rachmaninov In Concerto, com a orquestra Filarmónica de Braga, dirigido por Luís Cunha. A par deste concerto, Ricardo Silva destacou o Fórum Rosa, que decorreu no dia 17, na Junta de Freguesia de S. Vítor, com a presença de especialistas, visando esclarecer as pessoas, nomeadamente doentes e familiares.

Entretanto, o “Race For The Cure Braga” – Caminha de sensibilização para a luta contra o cancro, com a colaboração da Rosa Vida, foi adiada para o próximo dia 29, domingo de manhã. A expetativa é voltar a ter à volta de três mil pessoas. «Estamos abertos a mais inscrições. É bom que a sociedade bracarense participe nestas atividades, porque são para arranjarmos verbas para as nossas atividades. É que a delegação e a Liga não recebem qualquer apoio estatal. Vive estas atividades que organizamos», alertou o sub-coordenador.

De referir que a importante campanha nacional nos dias 30 e 31 de outubro, e 1 de novembro, nas igrejas, capelanias e cemitérios. «Outubro é muito importante para nós porque é o mês em que damos maior montra às atividades e à sua missão que é trabalhar para a sensibilização contra o cancro da mama, mas também continuar a dar expressão às atividades promovidas pela Liga na sua missão fundamental, que em Braga é o acompanhamento psico-oncológico». No dia 25, às 15h00, no museu dos Biscainhos, há uma conferência sobre os direitos dos doentes.