A Universidade do Minho recebe nos dias 19 e 20 de outubro mais de 150 participantes no IV Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa de Genética (SPG), que vai abordar as investigações mais recentes na área e incentivar a nova geração de geneticistas. A iniciativa é promovida pela SPG e pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 10h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.
Vão estar presentes alguns convidados de peso como Carlos Canchaya, da Universidade de Vigo (Espanha), Rui Martiniano, da Universidade John Moores em Liverpool (Reino Unido), e Solange Mussatto, da Universidade Técnica da Dinamarca. A eles juntam-se José Feijó, da Universidade de Maryland (EUA), e Jack Pronk, da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos) para abordarem os novos avanços e desafios neste âmbito. O encontro vai debater temáticas como a genética humana, animal, microbiana e das plantas, a biomedicina, a biotecnologia e a evolução genética.
Vão realizar-se ainda sessões sobre organismos não modelo, fauna selvagem e genética ambiental, que incluem abordagens baseadas em ADN para detetar e monitorizar organismos. “O congresso é também uma oportunidade para jovens investigadores apresentarem trabalhos e contactarem com cientistas de renome internacional, que vão mostrar pesquisa de alto nível em áreas variadas da genética”, refere Pedro Soares, investigador do CBMA e professor no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.
Em paralelo, vão ser atribuídos os prémios "Prof. Amândio Tavares" e " Prof. Luís Archer" para os autores da Melhor Comunicação Curta e da Melhor Apresentação de Poster, respetivamente. O portal oficial é imspgenetica2023.weebly.com .