twitter

Concertos Didácticos envolvem mais de 500 crianças na celebração do mês da música

Concertos Didácticos envolvem mais de 500 crianças na celebração do mês da música
Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de outubro de 2023, às 12:04

Iniciativa decorre no Conservatório Bomfim

Até 26 de outubro, vão passar pelo Conservatório Bomfim, mais de 500 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo das escolas do concelho de Braga para participarem nos Concertos Didácticos – Histórias com Música.

A iniciativa promovida pelo pelouro da Cultura do Município de Braga, há cerca de dez anos, é protagonizada por professores e alunos do Conservatório Bomfim, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo das escolas de Braga.

No mês da Música, o objetivo passa pela divulgação e promoção da música instrumental, a formação de públicos e o envolvimento das novas gerações em espectáculos artísticos e culturais.

As crianças do Colégio D. Pedro V abriram esta segunda-feira, mais uma edição do Concertos Didácticos, com o espectáculo Sinfonia dos Animais, com grande animação, gargalhadas e muita música. Para a professora, Diana Serre, “esta é uma excelente iniciativa para as crianças contactarem com a música e com os instrumentos musicais, porque muitos deles não têm a oportunidade para assistir a espectáculos e aqui promove-se o contacto com a música, com o espectáculo, com todo este ambiente artístico e isso é fantástico para eles”.

Por sua vez, o director artístico do Conservatório Bomfim, Luís Machado, afirmou que “somos uma escola de música e acreditamos que a música é, de facto, muito importante e deve fazer parte da vida de cada cidadão. As histórias com música são os nossos concertos didácticos anuais que estão feitos num formato para as crianças desde o pré-escolar aos alunos do primeiro ciclo e a intenção é levar-lhes a música mas com histórias”, referiu, acrescentando que “sabemos que música com histórias é algo que cativa a imaginação das crianças e juntar as duas coisas, é algo que tem resultado muito bem, sendo também uma oportunidade para os mais novos conhecerem os instrumentos num contexto diferente, associando os instrumentos a personagens das histórias”.

As próximas iniciativas acontecem nos dias 19, 25 e 26 de Outubro, com duas sessões diárias pelas 09h15 e pelas 11h00. Para além das crianças do Colégio D. Pedro V, a iniciativa conta ainda com os alunos dos JI de Santa Lucrécia; JI de Vilaça; JI de Cunha; JI Estação Tadim; JI S. Lázaro; e das escolas; EB1 de S. Lázaro; Eb1 de Arentim; EB1 de Trandeiras e EB1 do Carandá.

Esta iniciativa, insere-se no programa ATLAS - Programa de Mediação Cultural do Município de Braga, e reforça o compromisso de promover a música, formar públicos e envolver as novas gerações em espectáculos artísticos e culturais.