twitter

Festival Arcada regressa com concertos, exposições e quatro masterclasses

Festival Arcada regressa com concertos, exposições e quatro masterclasses
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de outubro de 2023, às 09:43

O evento decorre de 28 de outubro a 12 de novembro, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

A segunda edição do Festival Arcada vai realizar-se entre os dias 28 de outubro e 12 de novembro. Um dos destaques da nova edição são quatro masterclasses em diferentes domínios e instrumentos musicais.

A programação do festival conta com concertos, workshops, e exposições. Já as masterclasses apresentam-se como uma das atrações para estudantes e professores de instrumentos de cordas como o violino, o violoncelo e a viola d’arco. Os cursos vão ser lecionados por instrutores de renome internacional.

As quatro modalidades estão divididas entre as duas semanas do festival, com Svetlin Roussev (violino) e Floris Mijnders (Violoncelo), entre 30 de outubro a 4 de novembro, assim como Nathan Braude (Viola) e Wiesje Miedema (Violino), entre 6 a 12 de novembro.

No violino as masterclasses serão orientadas por Svetlin Roussev, músico incontornável e professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, assim como Wiesje Miedema, violinista especializada no ensino de metodologias para este instrumento no Conservatório de Amesterdão. No violoncelo, Floris Mijnders é chefe de naipe na Munich Philharmonic Orchestra e vai orientar a masterclass neste instrumento. Já o curso na viola d’arco estará a cargo de Nathan Braude, professor na Royal College of Music London e chefe de naipe na Gürzenich-Orchester Köln.

Os cursos permitem aos participantes a inscrição entre duas a quatro aulas de instrumento ou música de câmara. Dão ainda acesso gratuito a todas as masterclasses, conferências, recitais e concertos do festival, bem como prioridade de inscrição em workshops, a metade do preço. Também é possível participar nas masterclasses como participante ouvinte, tendo igual acesso a todas as masterclasses e palestras a um custo reduzido.

Para além destas masterclasses, o Festival Arcada apresenta ainda workshops de preparação para provas de orquestra e Música Antiga, orientados pelo violinista Francisco Lima Santos e a especialista em violoncelo barroco, Diana Vinagre.

Quanto a concertos, a abertura é feita pela Orquestra Sinfonietta de Braga & Svetlin Roussev, no dia 29, peas 19h00, no Salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho. No Museu D. Diogo de Sousa atuam, no dia 3 de novembro, às 21h00, Floris Mijnders & Vera Fonte no dia 4, pelas 19h00, o Duo Adamov-Lawson, no dia 10, às 21h00, Nathan Braude & Isolda Rubio e no dia 12, pelas 17h00, o Ensemble Bonne Corde. 

As atividades decorrem no Museu D. Diogo de Sousa, no centro da cidade. As inscrições nas masterclasses já estão abertas e podem ser feitas através dos formulários disponibilizados pela Sinfonietta de Braga, entidade que organiza o evento.