twitter

Câmara de Braga pede 15 ME à banca para investir em vias e na iluminação pública

Câmara de Braga pede 15 ME à banca para investir em vias e na iluminação pública
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 16 de outubro de 2023, às 14:28

A Câmara de Braga aprovou hoje a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo, até ao montante de 15 milhões de euros, para investir na requalificação de mais de 20 vias municipais e na melhoria da eficiência da iluminação pública.

 

A decisão mereceu o voto favorável da maioria PSD/CDS e do vereador da CDU, tendo o PS optado pela abstenção.

“O controlo e equilíbrio das contas municipais evidenciado nos últimos exercícios, sustentado na redução do endividamento de médio e longo prazo, conferem atualmente ao município uma maior capacidade financeira para aceder a este tipo de financiamento”, refere a proposta aprovada.

Segundo o presidente da câmara, Ricardo Rio, o plano de investimentos a financiar através deste empréstimo compreende, desde logo, intervenções na iluminação pública, “que poderá significar uma redução na faturação anual na ordem dos 40%”.

Por outro lado, serão requalificadas mais de 20 vias em várias freguesias do concelho.

Para Ricardo Rio, é “fundamental e estratégico” concretizar projetos de investimento para o concelho, no sentido de promover o desenvolvimento territorial sustentado de Braga, “assegurando a qualidade de vida, a coesão social e a atratividade económica, respondendo à satisfação das necessidades e expectativas dos habitantes e visitantes, sem comprometer o futuro das gerações vindouras”.