twitter

Braga passa a integrar Associação de Cooperação Turística

Braga passa a integrar Associação de Cooperação Turística
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de outubro de 2023, às 09:45

António Barroso falou da importância que a sustentabilidade tem para o concelho.

Braga passa a integrar a Associação Internacional de Cooperação Turística (ASICOTUR), uma rede de promoção internacional com sede em Espanha, mas com projeção global. A direção é composta por representantes de oito países do mercado ibero-americano, e no geral conta com representantes de 22 países. A ASICOTUR tem vindo a colaborar com diversas entidades turísticas, quer no campo do turismo religioso, quer nos caminhos de Santiago de Compostela, bem como em nichos de turismo como cultural, de saúde e gastronómico.

A integração aconteceu na última reunião da ASICOTUR, a qual um significativo contingente de associados de todo o mundo voltou a reunir-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo e assegurar as atividades que terão maior impacto internacional nos próximos meses.

Sob a premissa de «uma cidade com enorme potencial turístico», António Barroso, em representação do município, apresentou o destino Braga, enunciando os atributos que posicionam a cidade como uma das mais atrativas e sustentáveis no norte de Portugal. «Braga é uma ‘Cidade Autêntica’ e quer continuar a ser. Este foi o mote para o slogan escolhido pelo Executivo Municipal para vincar e vincular este desiderato e assim sensibilizar a população para este resultado. Assentamos a nossa estratégia em estabelecer parcerias e contactos permanentes com os ‘stakeholders’ locais, incentivando dos Bracarenses a serem turistas em casa e os primeiros ´embaixadores´ de Braga. O turismo só é bom se for efetivamente bom para as pessoas que vivem nesse território», afirmou.

Nesta reunião, que decorreu por videoconferência, o responsável explicou que, em Braga, a sustentabilidade «tem sido muito trabalhada, especialmente em termos de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)». «Tudo isto é importante em todas as áreas, não apenas no sector do turismo», vincou.

Calendário de atividades

Posteriormente neste encontro, Alejandro Rubin, presidente da ASICOTUR, após congratular Braga pela adesão e por todo o trabalho de promoção que desenvolve, «que enriquece e fortalece a ASICOTUR», apresentou o calendário de atividades dos próximos meses, como a Feira Internacional de Turismo das Américas (Argentina), o Intercâmbio Turístico do Caribe (República Dominicana) e a II Conferência Internacional de Cooperação Turística e apresentação de reconhecimentos nos Açores.

O encontro encerrou com intervenções de representantes do Brasil, Chile, Uruguai, Equador e El Salvador que partilharam as atividades realizadas nos seus países durante a celebração do Dia Mundial do Turismo. «Estamos a trabalhar com a ASICOTUR porque é uma organização que pugna pela cooperação turística sobretudo entre cidades e regiões da Ibero-América e territórios de língua portuguesa e espanhola sem esquecer os Estados Unidos. São mercados que nos interessam conquistar, com quem queremos fortalecer laços e estabelecer parcerias com estas cidades e regiões para nos promovermos mutuamente. Estou certo que assim estamos a reforçar a notoriedade de Braga no mundo, o que só eleva as nossas perspetivas de crescimento turístico, com sustentabilidade», concluiu.