twitter

Programa de Mediação Cultural de Braga vence prémio ibérico

Programa de Mediação Cultural de Braga vence prémio ibérico
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 14 de outubro de 2023, às 14:21

O programa de mediação cultural decorre em vários espaços do concelho, com a implementação de múltiplos projetos de desenvolvimento de competências.

O Atlas Programa de Mediação Cultural, promovido pela Câmara Municipal de Braga venceu esta sexta-feira, dia 14 de outubro, o Prémio de Melhor Projeto Mediação dos Prémios Património Ibérico 2023. Estes prémios distinguem as boas práticas no setor do Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais que atuam no setor.

Com uma periodicidade anual, os PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO têm lugar na AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural. A edição 2023 aconteceu em Angra do Heroísmo, nos Açores.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, marcou presença na cerimónia via Zoom e demonstrou “muita alegria por ver Braga e este projeto Atlas reconhecido nesta categoria de Mediação". "É uma categoria que nós consideramos muito importante porque o património só faz sentido se for conhecido, se for fruído pelos nossos concidadãos, por aqueles que nos visitam mas, sobretudo, por aqueles que residem na nossa Cidade. E é esse o espírito deste projeto ATLAS que está alinhado com a Estratégia Cultural 2020-2023”, afirmou o autarca. Ricardo Rio sublinhou ainda que o “ATLAS é um projeto que tem causado um grande impacto nos objetivos da inclusão e da acessibilidade do património a todos os cidadãos e que conta com o envolvimento de muitos parceiros”.

O programa de mediação cultural decorre em vários espaços do concelho, com a implementação de múltiplos projetos de desenvolvimento de competências, numa abordagem multidisciplinar, envolvendo toda a comunidade e permitindo a interação e conexão entre artistas, agentes e profissionais da cultura e o público em geral, numa lógica de cruzamento, usufruto e partilha de experiências.