A Praça Municipal volta a receber nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro e na manhã do dia 1 de novembro, o tradicional Mercado das Flores, iniciativa que decorre da celebração religiosa relativa ao Dia dos Fiéis Defuntos e Dia de Todos os Santos. A Câmara Municipal vai disponibilizar, para o mercado, 59 lugares para o exercício da “atividade de comércio a retalho não sedentária” (apenas venda de flores e círios).
Este ano, a atribuição dos lugares para venda vai ser realizada através de ato público, por sorteio em duas fases, que vai ter lugar no dia 20 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 14h00 horas. Na primeira fase, vão ser sorteados os lugares/talhões para os comerciantes de flores, com banca no Mercado Municipal (apenas banca de venda de flores ou similares), estabelecimento no concelho de Braga ou produtor ocasional de flores residente em Braga. Na segunda fase, o sorteio é destinado a outros comerciantes e/ou produtores ocasionais de flores (fora de Braga).
Para participar no sorteio dos lugares, os candidatos devem formalizar a inscrição até ao dia 17 de outubro, através de um formulário próprio disponibilizado no site do município de Braga e deverá ser submetido através dos serviços online em https://balcaounico.cm-braga.pt ou presencialmente no Balcão Único, acompanhado dos documentos instrutórios aplicáveis.
Cada interessado pode candidatar-se no máximo a dois lugares/talhões de venda distintos. O espaço de realização do Mercado das Flores vai ser em talhões/lugares individuais de 2mx2m, devidamente marcados. O valor da taxa por cada talhão/lugar é de 29,40€ (4m), de acordo com a tabela de taxas 2023.
A autarquia sublinha, em comunicado, que não vai ser permitida a venda ambulante de flores, círios em qualquer outro local da cidade. "A venda apenas será autorizada nos lugares reservados na Praça do Município, bem como nos quiosques instalados no Cemitério Municipal devidamente licenciados para o efeito", refere.