twitter

Bruno Nogueira, Filipe Melo e Marta Pais de Oliveira no festival literário Utopia

Bruno Nogueira, Filipe Melo e Marta Pais de Oliveira no festival literário Utopia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de outubro de 2023, às 15:05

O evento é uma criação da “The Book Company” em parceria com o Município de Braga.

Bruno Nogueira, Filipe Melo e Marta Pais de Oliveira. São estes os mais recentes nomes confirmados para a primeira edição do festival literário Utopia, que decorre em Braga entre os dias 2 e 12 de novembro.

Com a ambição de se tornar numa marca global de eventos literários, o festival irá reunir mais de uma centena de convidados. Até ao momento, o evento já tinha avançado com nomes como Ricardo Araújo Pereira, Miguel Esteves Cardoso, Frederico Lourenço, Ludmila Ulitskaya, David Mitchell, Lídia Jorge, José Rodrigues dos Santos e Gilles Lipovetsky, entre outros.

Vários espaços que demonstram o notável património de Braga irão receber as mais de 90 horas de programação previstas, em que a literatura será a peça central e o ponto de partida de todas as atividades.

A primeira edição do Utopia, que apresenta como tema “Territórios Literários”, tem como objetivo destacar a aposta no turismo literário – que se espera ter um forte impacto económico, turístico e cultural, na cidade de Braga –, criando «uma agenda atrativa para o público nacional e internacional», segundo avança o município.

O livro enquanto peça central das outras artes e manifestações culturais é o ponto de partida para uma programação que centrará nos fins de semana as propostas para o público em geral e famílias. Nos dias úteis, o festival estará sobretudo focado no público escolar e institucional. A programação irá concentrar-se sobretudo no Espaço Vita, em particular na Capela Imaculada, um espaço com ambiente inconfundível que servirá de amostra do património bracarense.

«A programação deste festival literário, para além de intensa, está pensada para chegar a todos os públicos e abranger, de forma eclética, diversas áreas da cultura e do saber. Não vão faltar, por isso, diversos momentos, como conversas, espetáculos, oficinas, workshops, sessões em escolas e até passeios literários», acrescenta.