A Escola Dr. Francisco Sanches deu início na passada quarta--feira, 4 de outubro, às celebrações dos 50 anos da sua fundação e ao serviço da educação. «Uma História com marca e marcas! A História de todos os que levam e deixam marcas! A História que marcou e marca vidas e futuros», lembra a comunidade educativa. Em comunicado, fonte da escola destaca a importância de «evocar com alegria aquele 4 de outubro de 1973 que antecedeu, em poucos meses, um tempo novo e o sonho de educação para todos».
«A história da Escola Francisco Sanches revela como esse sonho se efetivou em direito para todos, sem exceção. Certamente, com defeitos e falhas. Mas, também, com vitórias e sucessos», pode ler-se. Assim e para comemorar esta data, os alunos, professores e assistentes operacionais e técnicos concentraram-se no espaço da escola e, pelas 08h10, foram entrando eforam brindados por música interpretada ao vivo. Depois, pelas 10h00 concentraram-se no campo de jogos onde dançaram, exteriorizando a sua alegria e irreverência e depois cantaram os parabéns à escola. Finalmente, pelas 12h15, houve um encontro do diretor, Arlindo Sousa, com a Assembleia de delegados.
Aqui, o responsável mostrou a sua alegria por esta data e tudo o que ela significa, da(s) marca(s) que este Agrupamento deixou e continua a deixar em várias gerações e na cidade e a responsabilidade que os alunos tem em continuar este percurso que marcou tantas pessoas e passou a ser a marca “Família Sanches”. Por fim, foi apresentado em primeira mão o novo site do Agrupamento e descerrada uma faixa evocativa dos “50 Anos”, na fachada principal. De referir que os 50 anos desta escola vão continuar a ser celebrados com várias iniciativas ao longo do ano.