twitter

Casa de Saúde do Bom Jesus dedica semana à saúde mental

Casa de Saúde do Bom Jesus dedica semana à saúde mental
Fotografia Avelino Lima

Redação

Publicado em 07 de outubro de 2023, às 10:04

Iniciativa decorre entre os dias 10 e 14 de outubro

A Casa de Saúde do Bom Jesus do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus organiza, entre os dias 10 e 14 de outubro, a Semana da Saúde Mental, que compreende uma série de iniciativas dirigidas ao público em geral e em diversos espaços da cidade de Braga. «Pretendemos mostrar que todos podemos contribuir para a criação de uma comunidade mais inclusiva, apoiante e que respeita a diversidade humana», explica fonte da instituição, em comunicado. A partir desta segunda-feira, dia 9, pode ser vista no centro comercial Nova Arcada uma exposição fotográfica do Projeto C.A.S.A., patente até ao dia 15. Segue-se, no dia 10, às 10h00, a iniciativa “Casa Aberta”, que inclui uma apresentação da instituição, dos serviços e dos projetos desenvolvidos.

 O dia 12 é dedicado à saúde mental na infância, com a apresentação pública do projeto “NO STRESS Braga” e uma tertúlia sobre o tema, pelas 17h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. A sessão conta com as intervenções de Pedro Morgado (coordenador regional de Saúde Mental da ARS Norte), Carla Sepúlveda (vereadora da Educação da Câmara de Braga), Otília Queiroz (ARS Norte), Leonida Marques (gestora local do Programa Nacional de Saúde Escolar do Aces Cávado I), Sofia Ferreira (Alfacoop), Carlota Ferreira (Criança NO STRESS Braga), Célia Terroso (Mãe NO STRESS Braga) e Sara Barbosa (coordenadora NO STRESS Braga).

 No dia 14, há a iniciativa “Saúde Mental fora de portas”, que inclui, das 09h00 às 12h00, uma caminhada. Aqui, refira--se que o percurso do Trilho dos Dois Montes é de grau moderado e é de nove quilómetros. Segue-se, às 14h00, a dinamização, pela Casa de Saúde do Bom Jesus, de diversas atividades na Avenida Central, terminando com o ateliê das emoções “NO STRESS em Família”, a partir das 15h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.