twitter

Braga defende que cidades devem envolver os jovens na democracia

Braga defende que cidades devem envolver os jovens na democracia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de setembro de 2023, às 11:08

Ricardo Rio assegura que autarquia orienta políticas para dar respostas aos jovens

  As autoridades locais «são um importante veículo da democracia e de incentivo à participação cívica dos jovens». Este foi o conceito defendido por Ricardo Rio, durante o webinar "Cidades que cuidam: Envolvimento dos Jovens no Desenvolvimento de Políticas, nos Processos Democráticos e no Mercado de Trabalho", organizado pelo Global Parliament of Mayors (GPM), para debater políticas que as cidades devem adotar para promover o envolvimento dos jovens cidadãos nos processos democrático.

 Para o autarca bracarense, que é presidente do Comité Executivo do GPM, a dimensão local «é crucial para que haja um verdadeiro compromisso com a juventude e é uma oportunidade única para mudar o paradigma e incentivar a liderança dos jovens e o seu envolvimento cívico».

 Segundo Ricardo Rio, a generalidade da população e os jovens em particular, «têm olhado com desconfiança para as instituições públicas e é necessário combater esse fenómeno, dando a conhecer aos mais jovens a importância da sua participação cívica e do exercício da sua cidadania. Temos de criar uma forte ligação entre os jovens e a sociedade».

 Políticas formais direcionadas para a juventude, estratégias de envolvimento dos jovens nos processos democráticos, assim como formas de incrementar o seu ingresso no mercado de trabalho, foram temas de destaque nesta sessão, que potenciou a partilha de boas práticas dos diversos territórios.

 De acordo com informação municipal, durante a sua intervenção, Ricardo Rio apresentou as estratégias e políticas públicas de Juventude que o Município Bracarense tem vindo a implementar por forma a garantir os direitos dos jovens e a consolidação do movimento associativo.

 «De forma transversal, o Município, em colaboração com os agentes locais, tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas vertentes, promovendo ainda a réplica destas boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo 'Tu Decides!', na reativação do CMJ, na realização dos concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou no 100% Youth City», explicou.