twitter

Comunidade cumpre tradição e celebra Sr.ª da Misericórdia e Sta. Maria de Ferreiros

Comunidade cumpre tradição e celebra  Sr.ª da Misericórdia e Sta. Maria de Ferreiros galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 10 de setembro de 2023, às 18:51

Grande moldura humana acompanhou o cortejo que saiu da Igreja Paroquial

A majestosa procissão em honra de Nossa Senhora da Misericórdia e da padroeira Santa Maria de Ferreiros, juntou, hoje, junto da Igreja Paroquial de Ferreiros, uma autêntica multidão, que assim cumpriu uma tradição cujas origens se perdem no tempo.

A presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Carolina Teixeira, e Diogo Lima, da Comissão de Festas sa Sra. da Misericórdia e Sta. Maria de Ferreiros mostravam-se, ontem, muito felizes com a moldura humana que acompanhou o cortejo religioso, demonstrando que, apesar da coincidência com a Noite Branca 2023, a tradição ainda é muito valorizada pelo povo.

Contudo, tanto a autarquia local como a Comissão de Festas realçam que seria importante que os grandes eventos na cidade, que envolvem multidões, não coincidissem com as datas das festividades das freguesias, de maneira a salvaguardar e perpetuar tradições que vêm passando de geração em geração, e que têm datas religiosas fixas.

Diogo Lima adiantou que dado que existem muitos residentes novos em Ferreiros, este ano a divulgação das festividades foi um pouco mais difícultada, porque a Comissão faz questão que as pessoas colaborem por sentirem afeto por estas festas que outrora se celebravam em datas diferentes. Foi a vontade de unir a comunidade que uniu as festas, que passaram a celebrar-se ambas a 8 de setembro, dia do nascimento de Santa Maria.

Também Carolina Teixeira adiantou que há muitos emigrantes na freguesia, em particular brasileiros, pelo que a autarquia tem realizado um trabalho aprofundado no sentido de os acolher, e de divulgar a cultura local

«Queremos que estas pessoas se sintam bem, convivam e participem em todas as tradições da comunidade», afirmou, fazendo votos que, «no futuro, a moldura humana ainda seja maior».

A União de Freguesias e a Comissão de Festas salientam que têm sempre traballhado em conjunto, partilhando recursos e objetivos e apoiando-se mutuamente para que «não faltem os apoios necessários e para que estas festas nunca acabem».

Procissão com oito andores levou a  Ferreiros fé, alegria e solenidade

Oito andores e centenas de figurantes emprestaram um colorido e uma devoção especiais às ruas de Ferreiros, nomeadamente ao percurso realizado entre a Igreja Paroquial e a Capela da Misericórdia, onde terminou a procissão.

Magnificamente adornados os andores despertaram a admiração dos ferreirenses, uma comunidade que  muito contribuiu para o orçamento total da festa, através de peditórios e rifas.

Na procissão marcaram também presença os vereadores Olga Pereira e Altino Bessa, tendo Olga Pereira salientado que «as festividades são oportunidades para sentir a freguesia, para ver a fé e o apego das pessoas às suas raízes e tradições».

Já na Capela da Misericórdia foi cumprida outra tradição, tendo sido benzidos os capacetes do Motoclube de Braga, cujos membros também participam no cortejo religioso e transportam um dos andores.

Abel Ferreira, presidente do Motoclube de Braga avançou que «é com fé que os membros do Motoclube participam nesta festa e todos sentem que esta benção os protege de eventuais acidentes».

«Fazemos muito gosto em participar e queremos que este costume tenha continuidade. O Motoclube de Braga tem agora como grande objetivo uma nova sede porque a existente, no Estádio 1.º de Maio, é já insuficiente para as necessidades, dado o grande aumento de sócios», revelou.