twitter

IV Dia do Brasil em Braga ajudou a matar saudades e a promover a integração

IV Dia do Brasil em Braga ajudou a matar saudades e a promover a integração
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 03 de setembro de 2023, às 10:17

O evento decorreu este sábado, no Parque da Ponte.

A comunidade brasileira da cidade de Braga juntou-se este sábado, no Parque da Ponte, para viver a quarta edição do Dia do Brasil em Braga. As atividades iniciaram pelas 16h00 e terminaram à meia noite.

A iniciativa, que contou com a participação de várias pessoas tanto da comunidade brasileira, como portuguesa ao longo de todo o dia deste sábado, tem como principal objetivo promover a integração, explicou Alexandra Gomide, da Associação UAI, ao Diário do Minho. «O nosso maior objetivo sempre é trabalhar a integração. Para nós, isso é o importante. Para além da parte emocional, o resgate da nossa cultura e o reviver a saudade da nossa cultura, tem a questão também de apresentar à comunidade portuguesa o que é o Brasil de verdade, porque infelizmente o que se exporta do Brasil é muito pouco. A gente ouve falar de samba, carnaval e futebol e todos resumem o Brasil a isso. E o Brasil é muito mais do que isso», acrescentou.

A programação da quarta edição do Dia do Brasil em Braga arrancou pelas 16h00, com a abertura de cerca de 20 barracas de gastronomia, artesanato e atividades, seguindo-se, às 16h30, um momento de cantigas de roda e brincadeiras infantis. Entre as 17h00 e as 18h00, foram realizados workshops de “Passinho Carioca (Charme)”, “Samba” e “Frevo”.

O final do dia contou com vários momentos musicais, como o cantorsertanejo Vitor Henrik, um momento institucional, com o cantar do Hino DR Nacional, o grupo Samba da Ria e um tributo ao Legião Urbana, por parte dos LP7. O encerramento do programa deu-se à meia noite.