O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro preside este sábado, dia 26 de agosto à cerimónia da inauguração do Centro de Escuta e do Centro Interpretativo da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, no Arciprestado de Braga. Na cerimónia de inauguração da obra financiada pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga vai também estar o presidente da autarquia, Ricardo Rio.
Em comunicado enviado ao Diário do Minho, a Paróquia dá nota que realizou as intervenções propostas, no âmbito do projeto “Arte por Tadim”, do Orçamento Participativo de Braga de 2018. «Construiu-se um vestíbulo principal de acesso com dupla altura, encimado por cúpula com iluminação zenital, que liga o exterior diretamente com a igreja. Construiu-se também a sala de espera e o Centro de Escuta, assim como, a sacristia, Centro Interpretativo e o cartório paroquial», refere o comunicado, acrescentando que «o projeto tem uma zona museológica composta por um espólio de arte sacra, em especial alfaias litúrgicas e imagens religiosas policromadas dos séculos XVIII a XX, bem como um conjunto de peças arqueológicas e artefactos etnográficos relacionados com as atividades da comunidade de Tadim».
«É um pedaço da história de Tadim, que tem por objetivo o despertar e enquadrar as camadas jovens na história dos seus antepassados, e, conhecendo o passado, possam ter uma formação cultural mais sólida e colaborem na preservação desse mesmo património», salienta a nota de imprensa.
O documento faz também saber que «construiu-se também um Centro de Escuta», que é «a grande novidade deste projeto». Destina-se a «acolher pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé». «Será um espaço destinado às “impossíveis possibilidades de Deus”, da compreensão e recetividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança», lê-se no comunicado, que alega que «a abertura de um centro de escuta serve para todos os que atravessam, entre outros, solidão, medo e luto». Ciente que «a necessidade de ser escutado tornou-se hoje uma verdadeira necessidade social, existencial e espiritual», a Paróquia vinca que o Centro de Escuta «será um Gabinete de Escuta para acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade».
«Será um serviço gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião. A perda de um ente querido, a experiência de uma doença crónica, pode ser também uma rutura familiar ou a ausência de sentido para a vida, problemas que os serviços de saúde ou instituições sociais, apesar de consultados, não podem ou não estão vocacionados para resolver», acentua o comunicado, precisando que «este serviço de escuta e acompanhamento espiritual à luz da palavra de Deus e da Fé da Igreja Católica, em sigilo e privacidade, trabalhará em sintonia com a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga».
«Este centro de escuta permitirá ver traços de um novo horizonte, uma nova esperança para a Igreja e para as comunidades locais. Como enfatiza a interpelação deixada por D. José Cordeiro na sua Carta Pastoral “Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus”: “Juntos, em processo sinodal dinâmico, seremos capazes de imaginar um futuro diferente para a Igreja Bracarense: alegria contagiante, escuta acolhedora, portas abertas, mãe que busca os seus filhos, centrada no Evangelho, discípula missionária, formação permanente, comunhão pastoral”».
A inauguração das novos equipamentos da Paróquia de Tadim inserem-se nas festividades de São Bartolomeu e Santo António, que se realizam em Tadim nos dias 26 e 27 de agosto.
As realizações arrancam amanhã com música gravada durante o dia. Às 17h00 é a inauguração dos novos equipamentos e às 2hh00 entra em palco o grupo musical Delta7, ficando para as 24h00 uma sessão de fogo de artifício. No domingo, dia 27 de agosto, o destaque vai para a abertura da Feira Franca, às 10hh0, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Tadim. Para as 11h30 está marcado o concurso pecuário, a bênção dos animais e a entrega de prémios. Às 15h30 começa a atuação da Fanfarra dos Escuteiros de Sequeira e às 16h30 começa a eucaristia em honra de São Bartolomeu e Santo António, abrilhantada pelo Grupo Coral de Tadim. Para as 17h30 está prevista a majestosa procissão e pelas 18h30 atua o Rancho Folclórico de Santa Maria de Aveleda.