O projeto solidário da Juventude da Cruz Vermelha de Braga que tem vindo a apoiar refugiados ucranianos que vivem agora na cidade, “We Are Neighbours” despede-se no dia 9 de setembro, com um evento final. A cerimónia decorre entre as 14h00 e as 18h00, no auditório da Junta de Freguesia da Sé.
O objetivo do evento final do projeto é, refere a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em comunicado, «celebrar as conquistas alcançadas ao longo dessa jornada de solidariedade e integração». Durante o momento, vão ser ainda apresentados os resultados de um ano de trabalho em prol da inclusão sociocultural destes refugiados ucranianos.
O evento final do projeto inicia, no dia 9 de setembro, pelas 14h00, com um momento de boas-vindas aos convidados. Segue-se às 14h30, a Mesa de Abertura, com a presença das coordenadoras do projeto, Joana Neiva e Sofia Alves, da coordenadora da Juventude Cruz Vermelha de Braga, Vera Lima, e do adjunto executivo da instituição, David Rodrigues. Após a apresentação dos resultados prevista para as 15h00 e de um coffee break, realiza-se, às 16h30, uma mesa redonda, com a presença da coordenadora do CLAIM/SAAS da Cruz Vermelha de Braga e outras entidades a confirmar. Há ainda uma mesa de encerramento, pelas 17h30, e o evento termina pelas 18h00, com uma auação de um grupo ucraniano.
Criado em outubro de 2022, o “We Are Neighbours” foram envolvidas 23 pessoas refugiadas ucranianas e mais de 15 voluntários e voluntárias em dez atividades de grupo e mais de 30 acompanhamentos às famílias. O principal objetivo das iniciativas foi ajudar a comunidade de refugiados ucranianos que chegou a Braga a familiarizar-secom a cidade, com o país e com o povo português.