twitter

Circuito divulga atividades até ao final do ano nas “media arts”

Circuito divulga atividades até ao final do ano nas “media arts”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de agosto de 2023, às 11:42

Curso sobre história das media artes e oficinas de ilustração com tecnologia de reconhecimento facial entre as propostas.

O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts apresenta um conjunto de atividades de setembro a dezembro que pretende criar novas ligações e novos encontros entre as media arts e a comunidade bracarense.

Um curso sobre a história das Media Arts, Oficinas de ilustração com tecnologia de reconhecimento facial, um espetáculo da ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, concertos para bebés, visitas orientadas ao programa expositivo do gnration estão entre as propostas do Circuito até ao final do ano.

A ODE sobe ao palco do gnration em novembro para apresentar um último capítulo sob coordenação artística de Ece Canli. O espetáculo, denominado de ODEON, contará com visuais da artista e fotógrafa bracarense Maria João Salgado.

Em dezembro, o Clube de Inverno contará com o multi-instrumentista Noiserv, a coordenar a equiAzevedo, Rúben Fernandes, Carlos Mensil, Diana Geiroto, Jorge Lourenço, Paulo Mariz, Carolina Grilo Santos, Patrícia Geraldes e Francisco Moura Relvas são os artistas que dão corpo a esta mostra. A exposição apresenta obras trabalhadas entre as palavras e o som, a relação entre a cultura e a natureza, e outras sobre questões mais formais e visuais. Cada artista, em funDR pa de som, e o realizador Jorge Quintela, responsável pela parte audiovisual. As sessões de criação e experimentação culminarão num espetáculo que será apresentado a 15 de dezembro, no gnration.

O Curso Livre em História das Media Arts decorrerá em formato online e poderá ser frequentado de forma contínua ou avulsa. Orientado pela historiadora de arte Veronica Metello e o artista e designer intermedia André Rangel, oferece uma visão alargada sobre este domínio artístico, desde a sua contextualização histórica até às linguagens híbridas atuais.

Ainda no campo da formação especializada, o ciclo BMA lab, laboratório de experimentação que coloca os participantes em contacto direto com artistas, promove um workshop com o cineasta francês Nicolas Gourault e outro com o artista Rodrigo Constanzo.

O Circuito propõe ainda atividades para os mais novos, nos jardins do Museu dos Biscainhos, sessão-concertos para bebés e continuará a levar as artes digitais até às escolas. Com o Mini Mapa Sonoro os alunos partem à descoberta de novos locais da cidade de Braga como o Seminário de Nossa Senhora da Conceição e o Tesouro-Museu da Sé de Braga, com a Sonoscopia mergulham na instalação-percurso Artificialia.

Nesta nova temporada continua também o projeto Diários de Bordo, para os alunos do 1.º ciclo, bem como formação para docentes do 3.º ciclo e secundário, sobre como a literatura eletrónica.

Regressa também a oficina para jovens e crianças de construção de instrumentos utópicos, Caixas Bruitas, e 0 + 1 = SOM, projeto em parceria com a Digitópia Casa da Música e que explora a relação entre a lógica e a música.

O programa oferece ainda sessões de visitas orientadas às exposições patentes no gnration. As visitas são gratuitas e a sessão é aplicada à faixa etária do grupo inscrito.