O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts apresenta um conjunto de atividades de setembro a dezembro que pretende criar novas ligações e novos encontros entre as media arts e a comunidade bracarense.
Um curso sobre a história das Media Arts, Oficinas de ilustração com tecnologia de reconhecimento facial, um espetáculo da ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, concertos para bebés, visitas orientadas ao programa expositivo do gnration estão entre as propostas do Circuito até ao final do ano.
A ODE sobe ao palco do gnration em novembro para apresentar um último capítulo sob coordenação artística de Ece Canli. O espetáculo, denominado de ODEON, contará com visuais da artista e fotógrafa bracarense Maria João Salgado.
Em dezembro, o Clube de Inverno contará com o multi-instrumentista Noiserv, a coordenar a equiAzevedo, Rúben Fernandes, Carlos Mensil, Diana Geiroto, Jorge Lourenço, Paulo Mariz, Carolina Grilo Santos, Patrícia Geraldes e Francisco Moura Relvas são os artistas que dão corpo a esta mostra. A exposição apresenta obras trabalhadas entre as palavras e o som, a relação entre a cultura e a natureza, e outras sobre questões mais formais e visuais. Cada artista, em funDR pa de som, e o realizador Jorge Quintela, responsável pela parte audiovisual. As sessões de criação e experimentação culminarão num espetáculo que será apresentado a 15 de dezembro, no gnration.
O Curso Livre em História das Media Arts decorrerá em formato online e poderá ser frequentado de forma contínua ou avulsa. Orientado pela historiadora de arte Veronica Metello e o artista e designer intermedia André Rangel, oferece uma visão alargada sobre este domínio artístico, desde a sua contextualização histórica até às linguagens híbridas atuais.
Ainda no campo da formação especializada, o ciclo BMA lab, laboratório de experimentação que coloca os participantes em contacto direto com artistas, promove um workshop com o cineasta francês Nicolas Gourault e outro com o artista Rodrigo Constanzo.
O Circuito propõe ainda atividades para os mais novos, nos jardins do Museu dos Biscainhos, sessão-concertos para bebés e continuará a levar as artes digitais até às escolas. Com o Mini Mapa Sonoro os alunos partem à descoberta de novos locais da cidade de Braga como o Seminário de Nossa Senhora da Conceição e o Tesouro-Museu da Sé de Braga, com a Sonoscopia mergulham na instalação-percurso Artificialia.
Nesta nova temporada continua também o projeto Diários de Bordo, para os alunos do 1.º ciclo, bem como formação para docentes do 3.º ciclo e secundário, sobre como a literatura eletrónica.
Regressa também a oficina para jovens e crianças de construção de instrumentos utópicos, Caixas Bruitas, e 0 + 1 = SOM, projeto em parceria com a Digitópia Casa da Música e que explora a relação entre a lógica e a música.
O programa oferece ainda sessões de visitas orientadas às exposições patentes no gnration. As visitas são gratuitas e a sessão é aplicada à faixa etária do grupo inscrito.